Conversando com um espiritualista - volume I

O futuro de quem consegue realizar a reforma íntima

Participante: vi um comentário seu explicando o umbral como um local de vibrações afins e que as colônias não existiriam. Poderia nos explicar como será a passagem (morte do corpo) para quem passou pelas provas pedidas sem rusgas, culpas, julgamentos, etc.? Para onde ele vai?

Primeiro: nunca disse que as colônias não existem. O que disse é que na realidade real elas não existem.

Realmente eu falei que o umbral é uma reunião de espíritos e se isso é verdade, o que vocês chamam de cidades espirituais é a mesma coisa. É uma reunião de espíritos que acreditam em cidades espirituais. Por terem essa crença eles plasmam a forma que vocês chamam de cidades espirituais e vivem em comunidade naquele ‘espaço’ imaginando que aquelas coisas são reais.

Explicado este ponto, vamos à sua pergunta. Você me pergunta o que acontecerá com quem desencarna liberto da humanidade. Se este ser não tem afinidade com cidades espirituais, não irá para lá. Se não tem afinidade com umbral, não irá para lá. Sendo assim, para onde ele vai? Para aquilo que tiver afinidade. Portanto, se ele acredita que exista um universo, ele irá para lá. Se acredita que este universo é sem forma, irá para um universo sem forma.

Esta é a compreensão: aquilo que você acredita é o que viverá quando sair da carne.

Agora, será que o universo sem forma é melhor do que as cidades espirituais? Melhor é algo fruto de um julgamento: o que acha melhor para você. Portanto, viver na cidade espiritual para quem acredita nela, é o melhor. Viver no umbral para quem acredita que existe este lugar e que é o lugar dele, é o melhor.

De qualquer maneira o que estou querendo lhe dizer é o seguinte: nenhum espírito sai da carne do planeta terra estando em provas e expiações e sobe direto para o universo real.

Estar em um mundo de provas e expiações é estar em uma etapa de evolução. Nesta etapa, quando o Livro dos Espíritos fala da missão que Deus dá a cada um, diz que o espírito deve buscar a perfeição. Acontece que esta perfeição não é o perfeito, mas sim o máximo que aquele ser pode alcançar naquela etapa.

Sendo assim, há um limite para aquele que está no mundo de provas e expiações. Este limite é delimitado pela crença de cada um do que irá viver quando sair da carne.

Isso está de acordo com o que fala O Livro dos Espíritos. Lá é dito que no universo não existem placas proibindo entrada em algum lugar, mas que cada um vai ao lugar onde se sente bem.

Como eu disse, viver num mundo de provas e expiações é uma etapa. Ainda faltam outras e em cada uma delas esse limite vai sendo ampliado. Já o limite para que você ascenda o universo real ainda está muito distante ao que pode alcançar ao final desta encarnação ou muitas outras que ainda virão.

Por isso, apenas saiba que quando sair da carne se reunirá com afins num lugar pelo qual tenha afinidade. Esse lugar de maneira alguma será o topo dessa ascensão porque ainda existem diversas etapas para o processo evolucional.

Você ainda me pergunta como se sentirá este espírito. Eu lhe respondo que se ele vai para onde quer, para onde acha bom, ele se sentirá bem.

Então, não importa onde você vai; o importante é saber que sempre alcançará o seu limite, no máximo, pois muitos nem esta perfeição conseguem...