Conversando com um espiritualista - volume III

O espírito e o ego

Participante: como o espírito que ainda não alcançou a elevação espiritual vê sem o ego, se ainda está ligado a um gerador de realidades ilusórias?

Você está fazendo confusão entre processo encarnatório e encarnação. A encarnação é a ligação com um ego; o processo encarnatório é a obrigação de ter que criar ainda novas personalidades para vivenciar um dia.

Desta forma um espírito pode ainda estar preso a um processo encarnatório, mas no espaço de tempo entre um ego e outro, uma personalidade e outra, consegue acessar à sua consciência espiritual.

Participante: então, o espírito quando não está encarnado não está ligado ao ego?

Já definimos anteriormente encarnação como ligação ao ego e não como ligação a um corpo físico.

Todo espírito encarnado está aprisionado à personalidade com que viveu ou vive a vida carnal. Mas, isto não quer dizer que ele esteja liberto da carne, do corpo. Ele pode permanecer ligado ao ego, ou seja, vivenciando as realidades a partir do comando do ego, e não estar mais ligado ao corpo físico.

Você está partindo do pressuposto que encarnação é ligar-se a um corpo, a uma massa carnal, mas isso não é real. Na Realidade a encarnação é ditada pela ligação a uma personalidade temporária que é caracterizada pelo ego.

Enquanto o espírito viver guiado pelo ego estará ainda na mesma encarnação, não importando se está preso ou não ao corpo.