Conversando com um espiritualista - volume II

O espírito e a divindade

Participante: há muitas questões em O Livro dos Espíritos que eu ainda considero conflitantes com as ideias da doutrina que nos ensinastes. Embora já tenha aceitado pelo coração as novas ideias, ainda é incômodo conciliar totalmente o ecumenismo com a Doutrina Espírita. Aí vai uma: na pergunta 15 a resposta do Espírito da Verdade parece ir contra a ideia de que tudo é uno no Universo. Se Deus é tudo e tudo é Deus, conforme você nos ensina, como separar o Criador da criatura?

“15. Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todas os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta? Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus”.

É muito fácil separar o Criador da criatura. Para isso, primeiro preciso precisamos entender um ensinamento de Krishna.

Este mestre ensina que existem três deuses.

Existe o Deus ser, o espírito. Este é o primeiro e mais fácil de ser compreendido por vocês, pois é a ideia que convivem sobre Deus.

O segundo é o Deus emanado. Quem é este? São as coisas: o ser humano, o computador, o gato, a folha, o fruto, o sol, etc. Tudo o que existe é Deus emanado porque surge a partir da ação da Causa Primária. Nada existe porque quer existir ou decidiu existir. Tudo só existe porque foi causado por Deus para existir. Então, é Deus emanado.

O terceiro Deus são as emanações de Deus. É o que o ser humano faz, o que o computador internet faz, é o que o gato faz, a folha, a árvore, o sol e os demais elementos que existem fazem. Em O Livro dos Espíritos é ensinado que tudo é causado por Deus. Tudo possui uma Causa Primária que gera a ação de cada coisa. Sendo assim, todas as ações de todas as coisas são emanações de Deus, são o próprio Deus.

Portanto, com a aplicação deste ensinamento de Krishna você pode ver o Criador e a criatura sendo a mesma coisa. Tudo que existe é o próprio Deus, porque é obra de Deus, surge do faça-se de Deus, do instrumento que Ele utiliza para gerar a causa primária.

Mas, você pode me perguntar: até o espírito surge desse faça-se? Até o espírito é uma emanação de Deus? Eu respondo que sim.

Eu já tinha dito no estudo de O Livro dos Espíritos que o espírito não é obra de Deus. Obrar alguma coisa é construir. Para se construir alguma coisa é preciso usar alguns elementos. Deus não usa nada para construir o espírito, por isso o ser universal não pode ser obra de Deus.

Na verdade, Deus é como uma mãe: dá a luz. O espírito é gerado por Deus e não criado. O ser universal sai de dentro Dele. Uso o termo sair não no sentido de ir para fora, mas sim no sentido aparecer... Sendo assim, até o próprio espírito é um Deus emanado.

Aí você poderia me dizer: mas, pela questão 15 de O Livro dos Espíritos nota-se que o Espírito da verdade é contrário a esta teoria. Ele é contrário à ideia de que o espírito é uma partícula de Deus. Não, não é contrário a esta ideia.

Observe bem a resposta que o Espírito da verdade dá e verá que ele não é contrário à ideia de que o espírito é uma partícula de deus. O que ele é contrário é à ideia do sair de Deus e voltar. Nesse aspecto ele é contrário. Agora, dizer que é contrário a que haja uma partícula que é emanada por Deus, isso não está na resposta.

Então, quando digo que Deus é tudo e tudo é Deus e que o Universo é uno, estou dizendo que tudo se origina primariamente em Deus e sem que ele faça algo existir, nada existiria. Portanto, não há nenhum desacordo entre o que eu falo e o que o Espírito da Verdade ensina.