BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

O ensinamento e o medo

Participante: falar em Deus como Causa Primária realmente é muito difícil de se encontrar. Aliás, pelo menos no centro que eu frequentava, raramente se falava no Pai. Falava-se muito nos espíritos, nos encarnados e Cristo, mas pouco se falava em Deus. Uma das coisas que me chamou a atenção nos seus ensinamentos é que você fala Dele, porque fala muito Dele. Isso faz sentido para mim, porque acho que não dá para se falar em espiritualidade sem falar no Pai. Acho que em outros locais não se fala muito Nele porque é um assunto polêmico, um assunto que não atraia tanto o rebanho dos espíritas.

É desse medo que Cristo está falando.

Não tenham medo, porque ele nunca teve. Aliás, se tivesse, não teria transmitido nenhum ensinamento, porque tudo que ele disse foi contrário ao que as pessoas acreditavam naquela época.

Uma vez está presente durante uma palestra em um centro espírita. O tema da conversa seria o amor. Pois bem, o palestrante falou duras horas sobre esse tema, mas não falou nenhuma vez em Deus.

Pergunto: como pode falar de amor um minuto sequer sem falar de Deus? Impossível, pois Ele é o amor!

Participante: Joaquim eu vou ao centro todas as terças e quintas feiras e penso em colocar alguma coisa que você ensina. Não coloco porque eles vão me olhar meio estranho.

Se não colocar alguma coisa, não é por causa disso ou daquilo, é porque não tinha que ser colocado. Lembre-se: você só pode fazer para alguém o que o outro precise e mereça. Portanto, se não colocou, esse é o real motivo. Agora, se eles precisarem e conseguir colocar, não tenha medo de estar fazendo isso. É só isso.

Há muitos que não conseguem segurar uma informação; acabam falando, mesmo sem ter essa intenção. Isso não tem problema; o problemático é sentir medo por falar. É esse medo que precisa ser combatido.

Falar é ato e por isso será feito independente da vontade de cada um. Como se fala, o medo, é o que precisa ser combatido, pois indica falta de fé.