Ego (IPPB)

O ego e o espiritual

Pergunta: O ego existe em todo universo?

Não, ele é um instrumento de provas e por isso só está presente onde existem provas a serem realizadas. Isto não quer dizer que é só neste planeta que exista.

Pergunta: Ele só existe nos espíritos encarnados?

Ser encarnado é estar em prova, independente da carne (matéria) ao qual estão ligados. Portanto, enquanto houver encarnação há ego.

Isso nos leva a compreender que a morte não é o fim da encarnação, mas o fim do ego é que determina este momento. Aquele que acredita que morte põe fim a uma encarnação não vê que o ego pode acabar muitos anos depois de libertado da matéria carnal, depois do espírito se separar da carne.

Isto é verdade. Vocês nunca ouviram falar de fantasmas? Aqueles espíritos que permanecem na casa material afirmando que ela é deles e que ninguém vai morar lá? Que continuam carregando um imaginário bem (dinheiro, joias, títulos) dizendo que não deixarão para os herdeiros?

O que é isto senão um espírito comandado pelo seu ego? Um ser espiritual aprisionado às verdades individualistas que o ego lhe propõe?

Este espírito ainda está na encarnação mesmo sem carne. Aliás, este é o grande destino de todos que possuem as coisas do mundo, ou seja, que acreditam na verdade do ego que lhe diz que aquilo é necessário e imprescindível para a vida.

Pergunta: Então o espírito não tem ego?

Este que estamos falando aqui não.

Quando você prepara a encarnação cria o ego de acordo com as provas que pretende realizar. Quando adormece para juntar-se ao corpo, liga-se a este ego, ou seja, a esta consciência.

Pergunta: As verdades que estão no ego são eternas para o espírito?

Não, são criadas para esta encarnação e acabam com o fim dela. Ou seja, quando você se libertar do ego, de uma forma ou de outra, mas sempre terá que acontecer a libertação deste ego e, consequentemente o fim das verdades que estão nele.

O fim das verdades programadas para uma encarnação é necessário porque enquanto você não se libertar do ego que vive hoje, não poderá reencarnar.

Se o seu ego de outra vida era composto por verdades que lhe prendia ao sexo masculino, como poderá agora viver uma encarnação com verdades femininas? Precisa haver o fim destas verdades para que novas possam ser assumidas.

Por isto se afirma que, quando o espírito sai da carne e se não sem se libertar do ego terá que passar por um processo de desmagnetização. Já ouviram esta palavra?

Ela está presente em todos os livros da literatura espírita: o espírito morre e vai para o hospital espiritual onde receberá passes de desmagnetização. Isto quer dizer: receberá passes que o desligará da consciência do ego que criou para a encarnação.

Isto ocorre com alguns. Outros vão para o umbral e continuam vivendo e sofrendo por causa das verdades que tem. Continuarão vivendo com aquelas verdades que possuíam durante a vida carnal e que precisarão ser contestadas até o dia em que o espírito, cansado de sofrer apelar a Deus.

Aí ele será atendido, levado para o hospital, desmagnetizado para voltar a viver com a memória espiritual. Depois disto passará por processo de estudo das coisas espirituais até que um dia desenvolverá novo ego e encarnará. Este é o ciclo da vida do espírito.

Pergunta: E o saldo que ficou de vidas passadas, são parte do ego?

Fazem parte do ego atual e não mais o ego anterior. O saldo que não foi trabalhado em vidas anteriores poderão ser partes do novo ego, mas o ego anterior morreu, acabou.

Pergunta: Então, o que se faz numa terapia de vidas passadas?

Você acessa acontecimentos de vida passadas, de egos passados, que estão presentes na lembrança deste ego. Se eles não tiverem sido colocados no ego de agora não conseguirá ter acesso a eles.

Por isto muita gente não consegue voltar ao passado mesmo com a terapia. E também por isto as pessoas só se lembram de fragmentos, de momentos de outras vidas e não dela toda.