Imperfeições do ser - Textos

O dano e a dor causado pelo vício

Participante: qual o dano e a dor causada pelo vício?

O dano que o vicio causa: não deixar você cumprir o mandamento ensinado por Cristo – amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

 Por ser viciado no egoísmo, você vive todos os vícios querendo ganhar. Quem quer ganhar está mais preocupado com sua própria satisfação do que com Deus. Quem quer ganhar ama a si mais do que ao outro. Por não deixar cumprir este ensinamento eu digo que o vício no egoísmo lhe causa um dano.

Quais as dores que ele traz? Preocupação, ansiedade, nervosismo, estresse, etc. Tudo aquilo resultante de uma tentativa de controle dos acontecimentos do mundo. Sendo viciado em que o acontecimento ocorra de um determinado jeito, você vai viver estressado de tanto vigiar os elementos do mundo para certificar-se de que eles ajam do jeito que quer.

Se alguém estiver fazendo uma coisa diferente da forma que você sabe como tem que ser feito, você terá que contrapor-se ao que está sendo feito para poder garantir que seu modo de fazer seja preservado. Isso causa estresse, ansiedade, etc.

Digo que estas emoções são dores porque mesmo vocês humanos dizem que doem e não querem viver. Apesar disso se entregam ao vício do egoísmo. Dizem que querem acabar com o estresse e o nervosismo, mas não mexem um centímetro na defesa de seus próprios conceitos para poderem se libertar deles.

Para libertar-se do estresse e do nervosismo necessariamente o ser humanizado precisa dar ao outro o direito de ser, estar e fazer o que quiser. Enquanto isso não acontecer, ou seja, enquanto o ser humanizado for viciado numa determinada forma de ser, estar e fazer fatalmente viverá estas emoções e, por isso, sentirá dor. Portanto, enquanto você for viciado no certo, ou seja, enquanto estiver vivendo hábitos e costume com um vício no egoísmo, jamais conseguirá deixar de ter estresse, de se preocupar, de ser ansioso.

Na verdade, quem se libertou do vício é aquele que vocês chamam de cuca fresca, que não liga para nada. Este não sofre e sente dor e ama a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo.