As reformas da reforma

O custo da reforma

Acontece que viver dessa forma tem o seu preço. Você precisa, por exemplo, parar de desejar subir no trabalho. Falo assim porque enquanto quiser subir no trabalho terá que estar preocupado com ele, terá que estar atento às coisas dele dia e noite e com isso seus filhos ficam apenas com o seu corpo físico e não com você realmente.

Você poderia me perguntar: ‘eu tenho que abandonar o sonho de ser promovido’? Não, eu não falei isso. O que disse é que deve trabalhar sem querer saber se vai ser promovido ou não. Vivendo dessa forma não gerará para si preocupação com os assuntos do emprego quando estiver fora dele. É daí que surge o grande problema para o ser humano conseguir realizar esta reforma que faz parte da reforma íntima.

Como disse antes, o ser humano está sempre preocupado em conquistar coisa, em vencer. Por isso, ele não se restringe a apenas ter um emprego: quer logo melhorar dentro dele. Quer conquistar posições que lhe confira mais status, poder ou mais dinheiro. Para que? Para vencer? Quem, o que?

Quando você é promovido não vence ninguém. Se sentir isso, essa sua sensação espalha-se por seus colegas de trabalho e eles sentindo-se derrotados começam a vê-lo como inimigo.

Quem consegue realizar todo o trabalho de uma empresa sozinho? Ninguém... Todos precisam de um trabalho em equipe para produzir. Portanto, se você vencer os seus companheiros, terá perdido, pois logo não conseguirá suprir as expectativas do dono da empresa e correrá o risco de ser demitido.

Para que, então, você quer ser promovido? Para ganhar mais dinheiro? Mas, você já não ganha o suficiente para ter o que tem? ‘Sim, mas eu quero mais coisas’, você me diria. Pois é, você quer ganhar mais para poder interferir junto ao universo para que ele seja diferente do que é. Será que alguém é capaz de gerar o universo?

Lembra-se da questão da interdependência que falamos? Pois bem, se você conseguir moldar um universo ao seu sabor, o que você acha que acontecerá com os outros? Eles terão carência, deixarão de também ter o que desejam, pois tudo estará somente à sua disposição.

Como também já falamos, o universo está sempre em perfeito equilíbrio. Para isso, ele é composto por aquilo que cada precisa e merece. Sendo assim, tudo o que você tem no momento é aquilo que merece agora. Será que sonhando em conquistar o que ainda não possui, ou seja, contribuindo para que os outros não tenham o que mereçam você está gerando merecimento para ganhar alguma coisa mais?

Portanto, repare: o seu sonho de ser promovido só lhe traz prejuízos. Primeiro lhe afasta de seus filhos; segundo não lhe deixa concentrar-se em seus estudos para estar apto a ter uma posição melhor; terceiro, se conquistar a sua promoção hoje, como ela será fruto de um anseio, sentirá que venceu e com isso o status e poder que advirão da sua nova posição podem causar o seu desemprego no futuro. Por último: o dinheiro que ganhar a mais com sua promoção não mudará em nada o que você já tem. Aliás, poderá prejudicar, pois pode não gerar o merecimento de ter mais coisa.

É isso que estou tentando lhe dizer. O que estou lhe aconselhando é que você viva o emprego que tem hoje e deixe o seu trabalho lhe dar trazer a recompensa no momento que o universo decidir assim. Para isso tem que domar os desejos, as vontades, o querer diferente do que está acontecendo que a mente cria.

Ficou claro isso?