A lei e a fé - Carta aos romanos

O castigo e a misericórdia de Deus

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Alguns de vocês vão me dizer: se é assim, como Deus pode por culpa nas pessoas? (Capítulo 09 – versículo 19)

Que graça, não? Se Deus pôs o Faraó para ser o governante e bater e escravizar os judeus, que culpa tem o Faraó?

Seguindo o mesmo raciocínio, se Deus pôs Hitler para criar as câmaras de gás e matar os judeus, que culpa tem Hitler?

Quem pode ir contra a vontade de Deus? Mas, quem é você meu amigo, para discutir com Deus? Por acaso um pote de barro pergunta a quem o fez: porque me fez assim? Pois o homem que fez o pote tem direito de usar o barro como quer. Ele pode fazer dois potes do mesmo pedaço de barro: um pote especial e o outro comum. (Capítulo 09 – versículo 19 a 21)

O querer de Deus é sempre que cada um seja o melhor para cada um. Só essa observação, pois do resto da fala de Paulo nem preciso dizer nada...

.

E foi isso que Deus fez. Ele quis mostrar a sua ira e fazer bem conhecido o seu poder. (Capítulo 09 – versículo 22)

A Sua ira, ou melhor, a Sua contrariedade àquilo que você faz. Cada ser assume um papel no mundo e essa posição só assumida como resultado da ira de Deus, ou melhor, como resultado da contrariedade que ele deu a Deus em outros momentos quando utilizou o individualismo.

Ou seja, é o carma de cada um...

Assim suportou com muita paciência os que mereciam castigo que iam ser destruídos. Deus quis mostrar também como é grande a sua Glória; portanto, teve compaixão de nós e nos preparou para recebermos a sua Glória, que agora Ele derramou sobre nós. Pois Deus nos chamou, não somente os que são judeus, mas também os não judeus. É o que Ele diz no Livro de Oséias: aqueles que não eram meu povo eu chamarei de meu povo. A nação que eu não amava chamarei de minha amada. E no mesmo lugar onde foi dito; vocês não são o meu povo, ali serão chamados de filhos do Deus Vivo.

E Isaías disse a respeito de Israel: ainda que o povo de Israel seja tão numeroso quanto aos grãos de areia da praia do mar, somente alguns deles serão salvos. Porque o Senhor cumprirá logo e de uma vez a sua palavra em todo mundo.

Paulo está dizendo aí que Deus disse o seguinte: 'olha, não é porque você vai para a igreja todos os dias que eu vou salvá-lo não'.

Como mesmo Isaías tinha dito antes: se o Senhor todo poderoso não nos tivesse deixado alguns descendentes, seriamos agora como a cidade de Sodoma e estaríamos destruídos como Gomorra. (Capítulo 09 – versículo 29)

Só para fechar os estudos de hoje, digo: já estudamos em Paulo a fé e a Lei. Hoje descobrimos a consciência amorosa e Deus como Causa Primária de tudo. Ou seja, tudo o que estamos estudando há 5 anos, estamos achando aqui...

Talvez não com as palavras que usamos nos dias de hoje, pois afinal das contas vocês têm hoje valores diferentes que tinha Paulo, Krishna e Buda. Cada um à sua época, com a sua palavra, falou a mesma coisa. Portanto, filhos, não há como fugir.

Conheça a verdade e a verdade o salvará. A verdade é uma só: é preciso transformar a Lei que cria o pecado na consciência amorosa. Para isso é necessário ter fé. Agindo com fé receberá um determinado carma, sem ela, outro. Ou seja, você recebe de acordo com o seu carma.

A vida é isso... Não adianta xingar, dizer que sabe que não merecia o que está recebendo, que queria viver outra coisa. Não adianta se entregar a prisão aos desejos, não adianta colocar obstáculos à felicidade.

Deus sabe o que você precisa para ser feliz e jamais lhe dará aquilo que pode lhe dar infelicidade. É essa consciência profunda que pode alterar a vida de alguém. Agora, enquanto ficarmos preso no porque eu quero, porque se não acontecer choro, sofro e xingo, estaremos criando mais obstáculos.

Existe uma modalidade de corrida na qual vocês precisam pular obstáculos. A vida é uma corrida com obstáculos. Aquele que vivencia o desejo, coloca mais obstáculos; aquele que se entrega a Deus vai retirando os obstáculos da frente e tem um terreno limpo para correr. Quem vai chegar mais rápido: você que tem que pular obstáculos ou o outro que não tem nada para pular?

Mas, deixe-me dizer mais: se você não consegue retirar o obstáculo, pelo menos não coloque mais. Se não consegue acabar com os seus desejos, pelo menos não crie desejos novos.

Vocês têm uma vida fundamenta em sonhos e projeções futuras do que queriam receber amanhã. Isso já são obstáculos que colocaram lá atrás. Se não conseguem removê-los, pelo menos não coloque novos, ou seja, não alimentem mais ilusões, não alimentem mais desejos.

Sabe, a cada dia que passa, queria que vocês fizessem um trabalho. Andem com um caderninho na mão e cada vez que disserem 'eu queria', 'eu desejaria', anotem o seu desejo. Vocês vão se surpreender com a quantidade de desejos novos que criam por dia; com a quantidade de obstáculos novos que colocam nessa corrida.

Esse era o ponto fundamental que eu queria falar hoje.

Eu sei que é muito difícil retirarem os obstáculos velhos, pois eles já estão consolidados dentro de vocês. Chegará uma hora que tirarão, mas lutar com eles agora é problemático. Portanto, se não podem retirá-los, pelo menos vigiem para que não crime novos obstáculos, para que não coloquem novos condicionamentos à felicidade.

Não estou falando de coisas imensas como querer uma casa ou um carro. Estou falando daqueles condicionamentos que nem se dão conta que estão fazendo: 'eu queria beber água', por exemplo. Se colocarem este condicionamento, vão depender da água para serem felizes.

Parem com isso. Parem de criar obstáculos para a felicidade de vocês. Deus ama tanto vocês e espera que vocês vivam esse amor. Mas, ficam presos nesse emaranhado de condicionamentos...