BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Não tenha medo de tomar decisões

Participante: estou falando isso porque tem situações que é difícil se falar isso. Minha filha, por exemplo estava para fazer o vestibular e estudava muito. Ela sempre foi muito dedicada. Ficava observando e sempre me lembrava que Deus é Causa Primária, ou seja, se Ele não fizesse ela passar de nada adiantaria o esforço.

Sim.

Participante: só que não falava isso para ela com medo de a desestimular.

Está certo. Vamos entender o que aconteceu?

Você disse que não falaria porque ela poderia se desestimular pensando que não adiantava estudar. Sim, isso podia acontecer. Quando? Quando Deus a fizesse pensar assim. Se Ele não fizesse, ela jamais pensaria assim. Continuaria, como continuou a estudar com o mesmo afinco.

Agora, será que esse estudo a levou a entrar para a faculdade? Conheço muitos que estudaram muito, talvez mais que sua filha, e não entraram. Porque isso acontece?

Participante: no caso ela passou.

Se eu acreditasse nisso, diria que foi apenas coincidência e não resultado. Se o passar fosse resultado do estudar, muitos que não estudaram não estariam na faculdade hoje.

O que está falando é algo que já conversamos algumas vezes. Vocês ficam sempre correndo entre dois caminhos diferentes: uma hora estão em um, noutra em outro. É preciso escolher um caminho e segui-lo em linha reta.

Que caminho pretende seguir? Vai acreditar que Deus é Causa Primária de Todas as coisas ou ainda vai creditar a realização de algumas coisas a algumas pessoas?

Participante: seguirei o caminho que estiver programado para seguir.

Não é essa a consciência. Pense assim: seguirei o caminho que seguir, aquele que estiver seguindo durante a vida.

Saiba de uma coisa: pouco importa o caminho que seguir, ele será sempre aquele que foi pré-programado. Pouco importa o que decidir para a sua vida: aquilo estava decidido antes de você nascer.

Vocês, quando possuem a informação de que Deus é Causa Primária de todas as coisas têm medo de tomar decisões. Não vejo porque: tudo o que decidir será decidido pelo Pai primariamente. Portanto, tome suas decisões e siga em frente. O problema é que ao invés de decidirem, querem saber o que está pré-programado para realizar uma escolha.

Por isso, vou lhe dar um conselho: viva a sua vida independente de haver um Deus que causa tudo primariamente. Escolha o que quer fazer, pois não importa o que fizer, aquilo foi causado originalmente pelo Pai. Só mais um detalhe: quando fizer alguma escolha não gere esperanças de conseguir algumas coisa, não se imagine certo ou errado. Diga apenas para si: eu não fiz, cumpri uma programação e o resultado também já está pronto.

Participante: viver assim é fácil, não é? Aliás, Cristo diz: venha para mim que meu fardo é leve.

Deixe-me dizer uma coisa: viver é fácil; vocês é que complicam a vida. Complicam achando que há culpados e vítimas. Ninguém é vítima nem culpado, nem vocês nem ninguém.

Concentrem-se nisso e não tenham medo de dizer nada. Por mais que possa parecer sem sentido o que estiverem falando, digam. Nunca tenham medo do que os outros vão pensar.