A lei e a fé - Carta aos romanos

Não julgue o seu irmão

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Aceitem entre vocês quem é fraco na fé, mas não discutam com ele as suas opiniões pessoais. (Capítulo 14 – versículo 01)

Não adianta querer convencer ninguém de nada, você não vai conseguir nunca.

Um religioso não faz outro; não adianta querer ensinar a sua religião ao outro. Mas nem só a sua religiosidade: não conseguirá convencer ninguém a viver a sua doutrina de vida.

Viva a sua vida e deixe os outros viverem as deles. Não discuta nada com os outros. Para que? Não conseguirá convencer ninguém mesmo...

Foi para isso que uma das primeiras coisas que nós ensinamos foi a doação da razão. Doe a razão. Se o outro quer, deixe-o querer...

Mas, não estou falando em atos: estou falando de sentimentos.

Por exemplo, algumas pessoas crêem que podem comer de tudo mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes. (Capítulo 14 – versículo 02)

Veja o que Paulo fala: quem é fraco na fé come verduras e legumes. Porque ele fala isso?

Participante: porque escolhe achando que o alimento é inteligente e que vai fazer isso ou aquilo com ele.

Não é nesse sentido.

Paulo fala quem é fraco na fé come frutas e legumes porque naquele tempo o judeu (religioso) não podia comer carne de porco, pois ela é impura e, por isso, contra as normas da religião. Sendo assim, porque o judeu comia frutas e legumes? Para seguir a lei.

O fraco de fé segue a lei ao pé da letra, como obrigação, e não com a consciência amorosa. Por isso ele é fraco de fé: a fé dele está na lei e não em Deus. 'Se eu não comer carne de porco, vou me salvar'.

É isto que Paulo está falando. Mas, vamos ampliar este ensinamento?

Não existem pessoas que não trabalham no sábado por motivos religiosos? Elas não podem sair porque têm que guardar o sábado? Essas cumprem a lei ao pé da letra e acha que por isso serão salvas. Apesar delas não irem trabalhar, lhes garanto que se algum familiar dessas pessoas precisarem que elas façam alguma coisa para socorrê-los, elas vão fazer... Onde foi parar a fé?

Cristo tem uma frase que diz exatamente isso: se a sua vaca estiver atolada, você vai tirá-la no sábado para não ter prejuízo. Apesar da lei que dizem seguir, essas pessoas agem quando o não agir pode lhes trazer prejuízo. Agem como se fosse possível enrolar a lei, ou usá-la apenas quando quiser. Por isso são fracos na fé...

É isso que Paulo está falando: não adianta seguir a lei, pois quem a segue não tem fé. Agora, quem age com amor não tem lei, mas tem fé. Isso vale para todos. Serve para o japonês que segue a lei budista ao pé da letra, serve para quem para de beber porque é proibido, porque é considerado feio pela humanidade...

Será que este ainda não compreendeu que precisa adquirir a consciência amorosa para que Deus lhe tire a bebida?

Quem come de tudo não despreze o que não faz isso, e quem come só verduras e legumes não condene o que come de tudo, pois Deus o aceitou. (Capítulo 14 – versículo 03)

O problema não é o que você faz, mas a critica que faz ao outro que age diferente de você. O problema é dizer que o certo é você e o outro é errado.

No caso de quem come apenas comidas boas para a saúde, ele segue a lei da medicina ao pé da letra. Cadê a fé? É muito fácil, por exemplo, se você souber que frutas e legumes dão saúde comê-las para isso. Cadê a fé?

Eu quero ver você não comer só frutas e legumes e ter saúde.

Quem é você para julgar o escravo de alguém? (Capítulo 14 – versículo 04)

Quem é escravo? De quem você é escravo? Quem é você para julgar o escravo de alguém?

O ser humano é escravo de Deus, pois só faz o que o Senhor quer que seja feito. Sendo assim, quem é você para julgar o que o outro faz, se ele é simplesmente escravo de Deus e obedece a ordem do Senhor?

 Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do Senhor dele. (Capítulo 14 – versículo 04)

Deus é o Senhor do ser humano. Sendo assim, se ele vai vencer ou fracassar é da conta de Deus e não da sua.

E vai vencer, porque o Senhor pode fazê-lo vencer.

Alguns pesam que certos dias são mais importantes do que outros; e outros pensam que todos os dias são iguais. (Capítulo 14 – versículo 04 a 05)

Paulo só está dando um exemplo de diversas opiniões.

Cada um deve estar bem firme a respeito daquilo que pensa. Aquele que dá mais valor a certo dia, faz isso para honrar o Senhor. E quem come de tudo também faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E o que evita comer certas coisas faz assim para honrar o Senhor e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo nem morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor; e se morremos, é também para o Senhor. (Capítulo 14 – versículo 05 a 08)

Aprenda isso: você não vive para você, mas sim para Deus. Você não serve a você, serve a Deus.

Sabe, essa vida acaba ali na esquina. Daqui a cem anos ninguém vai ouvir falar de vocês. Então, para que está defendendo tanto esse eu, se ele vai morrer ali na frente?

Na hora que você vive para servir o Senhor tudo o que hoje é importante, perde o valor. Isso porque aí estará feliz. Mas, quando vive para servir a si mesmo, se revolta contra o Senhor e sofre... Essa é a diferença.

Precisamos começar a pensar sobre isso. Tudo que estão lutando para construir, tudo que estão lutando para ser, morre na esquina. Acaba e vai ser comido pelos bichos, pois até a sua memória some junto com o corpo. Vocês estão lutando para defender o que é mortal ao invés de se unir ao que é imortal, aquilo que jamais irão perder e que vai será de vocês para o resto da eternidade.

Quantas pessoas já passaram no seu trabalho enquanto está lá? Muitos entraram e saíram... Tem gente você nem se lembra mais... Então para que se preocupar sobre o que eles acham de você? Eles vão passar, vão embora. Amanhã, você vai passar, vai embora. Por isso não crie raízes em nada nessa vida, nesse mundo.

Para que se embelezar? – não estou falando fisicamente, mas internamente; precisar ser adorado. Para que você precisa ser querido? Tudo que existe hoje vai passar e a admiração que alguém nutre por você, morre na esquina. Da mesma forma, a raiva que alguém tem de você morre na esquina.

Então se preocupe em ser querido...

Portanto, se vivemos ou morremos, somos do Senhor. Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos. Portanto, porque é que você condena o seu irmão? E você, porque despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por Ele. (Capítulo 14 – versículo 08 a 10)

Nós seremos julgados por Deus pela capacidade de amar a nós mesmos e aos nossos irmãos. A acusação contra si e contra os outros será condenada pelo Senhor porque denota o nosso desprezo por Deus, pois não amamos...

Porque as Escrituras Sagradas dizem: juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que Eu sou Deus. (Capítulo 14 – versículo 11)

Deixe-me falar uma coisa que já falei milhares de vezes, mas vou repetir mais uma vez. Isso tudo que estamos falando e vocês estão lutando contra, vai acontecer um dia. Num dia, em uma encarnação, vocês vão viver assim. Como cita Paulo: juro que um dia todos vão se ajoelhar na Minha frente, ou seja, vão se ligar a Mim, vão Me louvar.

A luta do ser humano em defender a sua humanidade é inglória, porque um dia tudo isso vai ter que acabar. Vou dizer mais: tem data e hora marcada.

Não estou falando que isso acontecerá nesta encarnação, mas espiritualmente falando, a sua mudança tem dia e hora marcada. Um dia todos vão ter que passar pelo processo e aí vão chegar e ajoelharem-se na frente de Deus.

Vocês estão defendendo uma coisa que não tem defesa.

Portanto cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Capítulo 14 – versículo 12)