BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Não existe verdade salvadora

Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês não acabarão o seu trabalho em todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem. (Mateus 10, 21 a 23)

Cristo está mostrando nesse texto o que acabamos de dizer: não existe verdade absoluta a ser ensinada, não existe verdade salvadora, não existe trabalho que salve todos.

Não pensem vocês que por acharem interessante o que conversamos, todo mundo vai achar a mesma coisa. Não, não vai achar. Sempre haverá aqueles que não vão gostar. Nesse momento, simplesmente saia daquele lugar e vá para outro.

Sabe, ninguém pode ensinar nada a ninguém, ninguém pode ajudar ninguém que não queira ser ajudado ou aceite o que você tenha para ensinar. Isso é real. Por isso, não ache que por saber até a letra ‘c’ do abecedário é melhor do que quem sabe só até a letra ‘a’. Não é! Cada um, independente do que saiba, se acha o melhor, o com mais conhecimento.

Participante: podemos ser atacados.

Podemos, não, serão. Quantos são atacados por tentar ajudar os outros? Não estou falando de ataque físico, mas moral e de outras formas. O ataque vai existir sempre, ou você acha que todos pensam que os nossos ensinamentos são a oitava maravilha do mundo, o ápice da cultura?

Participante: quando Cristo cita aqui pais, filhos e irmãos, também está querendo dizer que santo de casa não faz milagres, não é?

Não!

Ele está querendo dizer que não há vínculos de relacionamentos que faça o outro lhe adorar. Se contrariar o outro, aquilo que ele pensa, não importa se é seu filho ou pai, com certeza vai lhe atacar. Não ache que por serem amigos as pessoas vão adorar aquilo que trouxer para elas.

O que ele está querendo dizer nesse trecho sobre esse assunto é que não há vínculos que façam o outro acreditar no que você transmite.