Conversando com um espiritualista - volume III

Mundo dos devas

Participante: o que é mundo dos devas?

Mundo dos devas, segundo Krishna é o mundo dos seres da natureza, dos seres do planeta Terra. Seria o mundo das fadas, duendes, saci, etc.

Isso é o que Krishna diz, mas, nós usamos este termo para designar outra coisa, mas que não muda o sentido que Krishna usou. O mundo dos devas, para nós, é o mundo habitado por seres ligados à terra, ou seja, seres que estão ligados a uma consciência dita humana, formada por raciocínio padrão humano, ou seja, egoísta, mas que não tem carne.

Seria o mundo das cidades espirituais. Se você reparar nas cidades espirituais, elas são cópias do mundo humano no mundo espiritual. Por isso afirmo que quem cria esta cidade – falo em criar porque, na verdade, elas não são cidades construídas com elementos materiais, mas algo que é plasmado, ou seja, é uma criação mental – são espíritos que ainda estão ligados na Terra, tanto na forma de viver como na forma das coisas.

Então, o mundo dos devas é um mundo intermediário onde espíritos que ainda não se libertaram da humanidade, vão para voltar a encarnar mais tarde. É um mundo de estágio para aqueles que ainda não conseguiram se libertar da Terra. Eles ficam ali até poderem voltar à Terra.

Além deste mundo existe o universo, o universo universal. Um lugar onde não existe luz, escuridão, forma, cor, som, nada do que vocês conheçam. Por isso, não dá para falar muito deste mundo...

Mundo dos devas, portanto, é o mundo das cidades espirituais, do umbral, do vale dos suicidas e de todas essas coisas que vocês conhecem pela literatura espírita. Na verdade nada disso é um lugar, mas um plasma, ou seja, uma criação mental. Trata-se de uma um lugar criado mentalmente por aqueles que imaginam habitá-los...