A verdadeira fé - Cata aos Colossenses

Morrer e viver com Cristo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Faixa 1
Faixa 2
Faixa 3
Faixa 4
Faixa 5

Vocês morreram com Cristo e estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. (Capítulo 2 – versículo 20)

Quem são os espíritos maus que dominam o Universo? Os individualistas, os presos aos egos fora da carne.

Eles não fazem maldades como vocês compreendem esta palavra. Eles são maus no sentido de que pecam contra Deus. Não fazem mal a você. São aqueles que lhe propõe o individualismo, que se utilizam do seu ego para lhe propor o individualismo.

Então, porque é que vocês estão vivendo como se pertencessem a esse mundo? Porque é que obedecem à ordens como estas. Não pegue nisto, não prove aquilo, não toque naquilo. Todas essas proibições se referem a coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas leis e ensinamentos humanos. (Capítulo 2 – versículo 20 a 22(

Quantos lugares religiosos você já andou onde se dizia: 'não pegue naquele despacho senão vai pegar em você'; 'não entre no botequim', 'não beba cerveja'. Estas proibições estão se referindo apenas a coisas que vão acabar.

Eu já cansei de dizer que o problema não é a cerveja que você bebe, mas sim o prazer que tem ao beber. Se beber um copo de cerveja porque queria, porque achou gostoso, porque satisfaz, então, cometeu um pecado, mas se beber um copo de água do mesmo jeito, também está pecando.

O problema não é o que se faz, mas sim a intenção com que se vive.

De fato, parece que neles há sabedoria ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e o modo severo de tratarem o corpo, mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam a imoralidade. (Capítulo 2 – versículo 23)

Hoje está muito na moda dentro do espiritualismo não comer carne, ser vegetariano. Mas o que adianta ser vegetariano tendo prazer? Comer o vegetal porque quer comer o vegetal. Não adianta nada.

É isso que Paulo está nos dizendo aqui. Não adianta seguir regras ou normas só por seguir: é preciso atingir a consciência superior e se libertar de todas as regras. Quando atingir a consciência espiritual comerá carne sem culpa e comerá vegetal sem prazer. É isso que ele está explicando.

A consciência superior do mentor que lhe diz 'faça isso para você conseguir chegar ao Reino do Céu', 'você é obrigado a ir toda quarta-feira ao centro', trata-se apenas da ação de um espírito mau, de um ser que ainda está preso e que lhe quer prender à materialidade. Estas regras não existem. Você pode atingir a elevação espiritual fazendo cocô no banheiro, não precisa estar num lugar santo. O mundo é individual e quando o mentor lhe sugere obrigações, na verdade o que ele está querendo é o prazer dele: 'aquele eu consegui mudar'.

Paulo é categórico ao dizer: Cristo trouxe a verdadeira liberdade e criaram todas as religiões em cima destes ensinamentos como regras e normas, ou seja, acabaram com toda liberdade que Cristo trouxe.

'Você tem que fazer jejum na sexta feira santa', 'tem que ir à procissão', 'tem que participar do almoço dos pobres'. Não tem que fazer nada disso para ser cristão, pois se tivesse que fazer Cristo não teria trazido liberdade nenhuma. Se tivesse que cumprir tudo isso o jugo de Cristo não seria leve, mas sim pesado. Na hora que você for obrigado a fazer alguma coisa, estará sobre o jugo pesado porque muitas vezes não irá querer fazer e, por isso, fará por obrigação, irá se arrastando (com sofrimento) para aquilo. Quando isso acontece, de nada adianta ter ido...

No evangelho de Tomé os apóstolos dizem para Cristo assim: 'Senhor, o que quer que façamos? Que oremos? Que jejuemos? Que pratiquemos a caridade? Que mantenhamos os dias santos’? Cristo responde: ‘não minta a si mesmo’. Ou seja, ele diz que se tiver fome, coma; se não tiver amor, não ore; se quiser fazer num dia santo qualquer coisa faça.

Não adianta fazer nada mentindo a si mesmo. Não adianta fazer jejum com fome. Jejum com fome é masoquismo; oração sem amor não é oração.

É isso: não minta para você, não faça nada obrigado. Não faça nada porque você tem que fazer Faça pela liberdade que o Cristo lhe deu.

Vocês ressuscitaram com Cristo passando da morte para a vida, portanto ponham seu interesse nas coisas que estão no Céu, onde Cristo está sentado no seu trono ao lado direito de Deus. (Capítulo 3 – versículo 01)

O quer dizer passar com Cristo pela ressurreição da morte para a vida?

Participante: que a ressurreição nos traz a consciência espiritual de que o espírito é eterno.

Isso, ou seja, de que existe uma eternidade para o espírito e que ele e essa eternidade não começam agora, ou seja, quando acabar essa encarnação. A eternidade do espírito vem de antes dessa encarnação.

Parece bobo, dizer uma coisa dessas para espíritas, não? Todos os espíritas sabem disso, mas não vivem com essa consciência. É preciso viver esta vida com a consciência de que há uma existência anterior à esta encarnação. Sem isso, você não entenderá a ação carmática.

Vou dar um exemplo: as crianças que foram mortas recentemente na Rússia...

NOTA: O amigo espiritual está se referindo a um ataque terrorista numa escola da Rússia onde dezenas de crianças foram mortas.

Se você não entender a vida do ser humanizado como formada a partir de uma existência antes da encarnação, não entenderá essa situação. Neste caso, verá criancinhas pobrezinhas, coitadinhas, que foram brutalmente atacadas. Mas não existem criancinhas pobrezinhas e coitadinhas. Todos são espíritos velhos...

Já disse por diversas vezes em outras ocasiões que as câmaras de gás da segunda guerra mundial foram um instrumento da espiritualidade para fazer desencarnar espíritos para que eles tivessem o tempo necessário de preparação para encarnarem antes da mudança do planeta. O caso atual da Rússia está ligado a este fato...

Eu garanto que muitas das pobres das criancinhas que morreram naquela escola eram soldados alemães da segunda guerra. Que muitas das pobres criancinhas que morreram ali eram aqueles que colocavam as pessoas debaixo do banho mortal nos campos de concentração. Se não houvesse essa, e vou colocar nas palavras de vocês, morte trágica, eles não teriam resgatado seus débitos. Isso é a primeira questão envolvendo este acontecimento.

Segunda: muitos daqueles que fizeram a União Soviética, ou seja, que mataram pessoas no inicio do comunismo, morreram de novo ali. Ou seja, resgataram suas dívidas.

Essa é a visão que precisamos ter deste ou de qualquer acontecimento sobre a face da Terra: tudo que acontece é carma. É sempre resgate de dívidas anteriores. Mas, para entendermos a ação carmática é preciso acabar com a morte. Mas, para se acabar com a morte, é preciso acabar com o nascimento.

Ninguém nasceu em tal dia a tantas horas e nem saiu da barriga da sua mãe. Mentira: todos são espíritos velhos com uma bagagem existencial imensa...

É preciso que compreendamos que a vida do espírito é muito grande e que ela existia antes dessa encarnação e que vai continuar existindo depois dela. Compreendendo isso, ao invés de chorar as criancinhas e acusar os terroristas, diremos: 'louvado seja Deus que dá a cada um de acordo com as suas obras, que pela Sua ação organiza o Universo de tal forma, que todos têm a chance da elevação espiritual’. Essa é a realidade nua e crua.

Nada acontece nesse planeta que não seja ação carmática e esta sempre será a colheita do que foi plantado numa existência anterior do espírito. Ou melhor, na existência do espírito através de todas as encarnações.

Participante: mas, não podemos sentir felicidade por causa disso, não é mesmo?

Felicidade você pode sentir; não pode sentir é prazer. O que é um prazer? Ele existe quando ao comprar uma coisa que queria comprar sente-se feliz. isso não é felicidade; isso é prazer, satisfação.

A felicidade é alcançada quando você reage com equanimidade aos acontecimentos da vida. É quando a situação negativa não lhe dá dor e quando a situação positiva não lhe dá prazer. Aí você atingiu o estado de elevação espiritual.

Pensem nas coisas lá do alto e não nas coisas aqui da Terra porque vocês já morreram e as suas vidas estão escondidas com Cristo que está unido com Deus. A verdadeira vida de vocês é Cristo e quando ele aparecer então vocês aparecerão como Ele e tomarão parte na Sua Glória. (Capítulo 3 – versículo 02 a 04)

A vida velha que está morta é a humana; a vida nova ligada à Cristo é aquela onde os valores e verdades espirituais superam os apelos humanos.