VOLUME 03

Missão de Cristo

• Não é Deus que vai me ajudar a fazer isso, isso será feito se Deus quiser. É você trazer Deus pro seu lado a cada segundo, mas não trazer um Deus escravo da sua vontade, mas você olhar pro lado e dizer “Pai, eu lhe amo, você está me amando, vamos em frente”. É viver o que está acontecendo, cada segundo de uma vez.

• Ter a Consciência Crística é viver com Deus a cada segundo, numa relação amorosa e de fé, isso traz segurança para uma vida, porque não importa o que acontecer, vai ser Deus me amando.

• JESUS FALOU QUE “TODO SER HUMANO É PROFESSOR DA LEI.”, ou seja, obrigar os outros a fazerem as coisas do jeito que vocês querem, no entanto, vocês não fazem as coisas do jeito que os outros querem. Você cria um padrão do que é certo e errado, mas você precisa compreender que esse padrão é uma lei individual; não é ato, é intenção.

• Ter a Consciência Crística, é você, enquanto ser humano, professor da lei e criador de regras, auxiliar os outros; o melhor é você não ter regras, mas se você ainda tem, ajude os outros a cumprir a sua regra.

• Professor da lei quer fama, ou seja, aconteceu o que eu disse, viu como eu estava certo.

• A hipocrisia não está na ação, mas na intenção, ou seja, o modo de falar.

• Deus coloca os opostos frente a frente (marido e mulher, por ex.) para que eles aprendam a viver com os “defeitos” do outro, sem sofrimentos.

• O seu Messias, seu Mestre, aquele que realmente pode lhe ajudar a vencer as bem-aventuranças, segundo Jesus, é o seu verdadeiro amigo.

• Enquanto eu for professor da lei, eu vou ter amigos que cumprem a lei, e inimigos, aqueles que não cumprem a lei, então, não adianta querer amar o inimigo (segundo a lei) enquanto tiver lei, porque enquanto tiver lei, eu criei inimigo, e enquanto eu criar um inimigo, eu não amei.

• Paulo disse: a lei cria o pecado.

• Santifique tudo aquilo que os outros fazem pra você, porque se ninguém fizer coisas pra você, você não se eleva.

• O problema não é o que se faz, mas o sentimento (intenção) que se coloca no que você faz.

• Não existe a menor diferença entre aquele que vai num bar beber e aquele que vai em uma igreja ou centro espírita buscar benefício pra si, porque os dois estão buscando a mesma coisa, prazer individual; quem vai pra igreja e critica aquele que vai pro bar, é pior do que aquele, porque quem vai pro bar, não critica quem vai pra igreja.

• Beber ou rezar não é problema, o problema é você querer tirar prazer da bebida ou da reza.

• JESUS DISSE: “O PROBLEMA NÃO É O LUGAR, MAS COM QUE INTENÇÃO VOCÊ VAI A ESSE LUGAR.”; se você for ligando-se a Deus, frequenta qualquer lugar e não vai ter obsessor que encoste em você.

• Vocês movem mundos para achar mestres, e o seu mestre é aquele de má fama, que está do seu lado, é ele que pode lhe dar o campo de trabalho pra você conseguir se realizar, mas você foge dele. Se eu ando com um viciado, eu estou andando com Jesus, porque Jesus está do lado de um viciado. Se eu vou atrás de um mestre, um guru, estou fugindo de Jesus, porque se eles já são santos, não precisam de Jesus. Então, é parar de criticar aqueles que vivem num bar, que jogam, que se entregam a luxúria, porque o ambiente aonde eles vão está carregado por Jesus Cristo.

• O problema não é onde você vai, mas com que intenção você vai ao lugar (bar, igreja, etc.), então, não existe lugar bom ou lugar certo, lugar errado ou lugar mal, existe comportamento de pessoas em determinado lugar. Você pode ir a qualquer lugar, e deve ir a todos os lugares, porque quando você discrimina, você está dizendo que aquele é do diabo. Você precisa começar a ver a sua intenção ao ir em cada lugar.

• Não devemos criar raízes naquilo que a gente aprende; no dia que vocês compreenderem o que eu digo, vocês vão jogar todo ensinamento no lixo, porque não precisa mais o ensinamento, mas as pessoas se enraízam no ensinamento, se prendem no ensinamento.

• Dois corpos de mesma densidade não ocupam o mesmo lugar no espaço.

• Você tem que mudar a forma de viver a vida, entender que a vida material é um teatro para que haja uma consciência do que você está vivendo espiritualmente. Eu não estou aqui falando, eu estou aqui iluminando, passando sentimento pra vocês que estão do lado, agora, minha palavra, o corpo, a cadeira, a casa, é tudo uma encenação, pra você ter a consciência de que está recebendo alguma coisa muito importante, e aí você, Espírito, escolher determinado sentimento.

• O Espírito vem, se suja, busca a sua limpeza, se limpa e diz pro sujo “eu tomei banho”, é o que o Espírito mais elevado tem que fazer, porque quando você vem à carne, você vem do zero; o Espírito tem que vencer a carne para não retroagir. Não existe santo que nasce santo, desperta (Francisco de Assis), ele consegue matar o eu dessa vida e surgir o outro; se você não fizer, ninguém acredita e confia em você.

• Despertar, é sair do “eu”.

• Reforma Íntima é um trabalho de destruição, não de construção. Não adianta você aprender nada, porque reforma íntima é destruir o que você já sabe, quanto mais você aprender, mais coisas você vai ter que destruir. Reformar é mudar, se você não tiver nada a destruir, você não pode destruir; é preciso que primeiro você saiba, pra depois vencer o seu próprio saber.

• O que é ser médico, professor, motorista, mãe, filho, etc., ou seja, os papéis da vida humana? Carmas, que envolvem alguns sentimentos (verdades) que você precisa vencer.

• O conhecimento de um profissional é o conhecimento que Deus der pra ele (cada um tem um conhecimento diferente de acordo com sua provação, criando um conjunto de verdades que terá que destruir), ou seja, não é o conhecimento em si, mas qual a função do conhecimento pra vida.

• Justiça não é penalizar quem comete uma injustiça, mas não deixar acontecer nada além daquilo que você cavou, então, tudo que acontece, nasceu de um merecimento anterior.

• Agir com amor, como Jesus nos ensinou, é agir com:

o FELICIDADE: Amor com sofrimento é masoquismo, então, toda vez que você perder a sua paz de Espírito, harmonia com o Universo e a glória de estar com Deus, você não amou; então, quando você briga com alguém, você não amou, mesmo que você diga que está brigando por amor.

o COMPAIXÃO: É você ter a consciência do sofrimento do outro, mas não se deixar levar por esse sofrimento (quando você critica uma pessoa por estar fumando, porque você acha errado, você está sofrendo, você entrou no sofrimento dele; o amor é “olha, você quer fumar, eu não vou lhe criticar, eu lhe amo, apesar de você fumar, eu mantenho a minha felicidade, apesar de você fumar).

o IGUALDADE: No direito de ser diferente; amar o outro é dar ao outro o direito de ser diferente de você e não você querer transformar o outro em cópia sua, então, se você quer amar a todos, dê o direito a todo mundo de serem quem são e fazerem o que estão fazendo, do jeito que estão fazendo, sem crítica, aí, você chegou ao amor de verdade. Quem planta crítica, recebe crítica; quando alguém lhe critica, ou melhor, você se sente criticado, é Deus lhe mostrando “está vendo como dói nos outros quando você critica”, mas você não quer ser criticado, mas quer criticar os outros.

• Todo ser humano é um ditador, que quer transformar o outro, para viver do jeito que ele quer, se não viver do jeito que ele quer, vai pro fogo do inferno e eu vou pro céu.

• Primeiro, você tem que destruir o seu certo, porque se você não destrói o seu certo, você não vai mudar o seu errado; se você ficar no certo, você não chega no perfeito; quando você desmascara o certo, o errado deixa de ser errado, é automático; é ter a coragem de se olhar de frente, ou seja, olhar o seu certo e dizer “ele não é certo”; você é o somatório do que acha certo, então, quando você começar a destruir o certo, você vai começar a destruir você; o certo, na verdade, vira uma máscara, que você acha que o certo é certo, mas o certo não é certo, você precisa desmascarar, tirar esse certo, pra aí você poder entrar na realidade.

• A única verdade que existe é só Deus.

• Estar em paz, é lutar contra aquilo que lhe tira a paz. Jesus veio lhe ensinar isso; todo ensinamento dele é pra que você aprenda a lutar contra aquilo que lhe faz infeliz. Você não está aqui para mudar o mundo, mas para mudar aquilo que lhe faz infeliz, que não é a coisa do mundo. Você não sofre com o que está acontecendo, você sofre porque não está acontecendo o que você queria. É pelo amor (a espada que Jesus trouxe) que você tem que atacar o que lhe causa sofrimento, ou seja, aquilo que você esperava que acontecesse. É pelo amor que você tem que matar o seu desejo de querer uma coisa, não é matar pelo sofrimento (“eu queria tanto, mas não consigo, eu vou sofrer”), é matar pelo amor (“se eu não estou tendo aquilo que eu queria, é porque eu não preciso e nem mereço, Louvado seja Deus). O melhor é não ter desejos, mas você não vai conseguir deixar de ter desejos, você tem que aprender a matar os seus desejos, amorosamente, e não, sofredoramente.

• Ser ser humano, é exercer papéis na vida (papel de pai, mãe, motorista, filho, etc.). É contra esses seres humanos, ou seja, esses papéis, que Jesus é; ele é contra qualquer papel, porque ele sabe que o papel de cada um, não é cada um, mas um carma que está embutido ali, e só quando você deixar de ser o papel que você é, você vai vencer o carma que estava embutido ali. É sair das funções e se transformarem em Espíritos, todos iguais.

• Você não está aqui pra ser profissional, você está aqui para vencer o papel de profissional, ou seja, destruir o poder que o estudo lhe deu.

• Enquanto você tiver um padrão pra “ser iluminado”, aquilo será apenas o seu padrão de “ser iluminado”, não será iluminação, então, quando você chegar na verdade, você não chegou a lugar nenhum, você chegou aonde você padronizou que queria chegar.

• O que é “ser iluminado”? Não sei. O iluminado, ao não saber, alcançou a iluminação e nem sabe que chegou.

• Enquanto você achar que chegou, você achou que chegou; você precisa vencer você através de você, pelo que você é, e tem que chegar ao lugar que você não pode imaginar o que seja, e não pode achar nunca que chegou.

• Espírito materializado é aquele que ainda acha que ele faz, não importa se ele está na carne ou não, e o universalizado é aquele que sabe que Deus age.

• O cansaço físico, na verdade, é o cansaço mental de tentar programar a vida.

• Você acha que é sábio, que tem a capacidade de saber o que vai acontecer; você só quer controlar, porque você acha que pode controlar.

• JESUS DISSE QUE “O FRUTO DE UMA ÁRVORE É RESULTADO DA PRÓPRIA ÁRVORE.”. O fruto do ser humano, o resultado da vida do ser humano, são as suas ações, e as suas ações dependem de você, ou seja, não adianta você querer praticar boas ações, enquanto você não for bom, não adianta você querer praticar a caridade, sem que você tenha amor ao próximo, é uma ação, uma fruta ruim, porque ela é oriunda do seu individualismo, então, gera prazer; a sua ação é sempre decorrente do seu sentimento, da sua escolha sentimental; o fruto não vem de fora, é da própria árvore.

• “Mal” é aquele que quer pra si, porque quando ele quer pra si, ele acaba prejudicando sempre o outro, então, o que sai pela boca de cada um, é oriundo do que está no coração, do sentimento de cada um; você não pode, de posse de individualismo, querer amar o próximo, é impossível, é ilógico; o que sai pela boca, vem do coração; primeiro, você escolhe um sentimento, e depois esse sentimento se transforma em um ato, então, a vida para ser vivida, não pode ser vivida externamente, mas precisa ser vivida internamente, no controle imenso e específico do seu coração, do seu sentimento, para saber se ali você está buscando uma satisfação individual, pessoal, ou se você está se universalizando, amando ao próximo como a si mesmo.