Conversando com um espiritualista - volume II

Manutenção da prova

Participante: meditando sobre o tema o que é Deus para você, fiquei com uma questão. O nosso espírito pode estar em amor e comunhão com Deus vinte e quatro horas por dia, todavia o ego/mente – no meu caso, o Bruno – precisa passar por provas para evolução do meu espírito (que é maior do que o Bruno). Partindo desses dois pressupostos, a questão é se o ego/mente pode continuar com seu julgamento e dúvidas para viver suas provas enquanto simultaneamente mantemos a consciência de Deus como Causa Primária, Inteligência Suprema, Justiça Perfeita e Amor Sublime?

Pode. Você espírito pode ter esta consciência e o seu ego continuar agindo humanamente falando.

Só tem um detalhe: o espírito não vai saber o que você, espírito, tem consciência através do ego. Ou seja, mesmo que você espírito tenha consciência de Deus ou não, isso não será sabido através do ego.

Por isso, lhe dou uma orientação: orai e vigiai sempre. Vigiai o pensamento sempre para se libertar de tudo que estiver nele que não seja fruto de um amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Quando falo em sempre é um lembrete que lhe faço, pois muitas vezes a sua mente pode lhe dizer que você já está fazendo isso e se você acreditar, ela pode lhe induzir a parar orar e vigiar e, por crer que já faz, você parará de se vigiar.

Portanto, tenha sempre a consciência de que jamais vai saber através de um processo mental a sua vivência enquanto espírito. O que o espírito vive ou pensa jamais será conhecido enquanto você estiver ligado à mente. Por este motivo, lhe recomendo a continuar fazendo seu trabalho até ter a certeza que já conseguiu resolver aquilo que precisa resolver