BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Mantenha-se fiel ao que acredita

Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. (Mateus 10. 28 e 29)

Aqui se fala claramente que Deus é a Causa Primária de todas as coisas.

 Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão todos contados. (Mateus 10, 30)

Aqui é dito que tudo está pré-programado.

Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos. (Mateus 10, 31)

Só quero fazer um comentário a respeito desse aspecto: não tenham medo daqueles que matam o corpo.

Hoje a perseguição religiosa com danos físicos, está muito diminuída. Por isso, vocês já não correm o risco de serem crucificados fisicamente. No entanto, ainda existe a perseguição religiosa moral. Os discípulos de hoje são agredidos através das críticas, acusações, das palavras que machucam. Não tenham medo disso: é preferível ser atacado por esses do que por Deus.

Se você acredita – e não importa no que crê – siga o que acredita. Não queira agradar os outros adaptando suas crenças e o seu linguajar ao que o outro quer ouvir, ao que ele acha certo.

Participante: dourar a pílula.

Não estou falando só em dourar a pílula. Estou falando de querer ser simpático a todos. Jamais conseguirá isso.

É isso que está escrito nesse trecho e que estamos lendo esse tempo todo.

Siga aquilo que você acredita. Se o outro não aceitar e não quiser ouvir, o problema é dele. Ninguém pode ensinar nada a outra pessoa. Portanto, não queira se adaptar.

Há um aspecto nos ensinamentos de Cristo que ainda vamos ver. Nele o mestre fala: é preciso ser fiel a si, as suas crenças, àquilo que você acredita. Seja fiel a si e se o outro acredita em outras coisas, louvado seja Deus: continuamos amigos e vamos caminhar juntos.

Não mude a sua fé, a sua religiosidade, a doutrina que acredita para satisfazer os outros. É isso que está dentro das passagens que falam que dois passarinhos vão ser vendidos, mas só cairá aquele que Deus quiser. Também que vocês não conseguem fazer um fio de cabelo na cabeça ficar branco.

Participante: ser fiel as minhas crenças e se em algum momento elas mudarem, ser fiel as mudanças que vierem.

Sempre ser fiel a você.

Isso se aplica inclusive a fingir na crença do outro para salvar uma relação: ‘eu gosto tanto dele. Agora estou acreditando numa coisa e ele em outra. Por isso vou fingir que acredito na crença dele só para continuarmos juntos’.

Isso é hipocrisia.