O evangelho segundo Tomé

Logia 87 - Religação com Deus

“087. Disse Jesus: maldito o corpo que depende de um corpo e maldita a alma que depende desses dois”.

“maldito o corpo que depende de um corpo”

A essência da busca dos ensinamentos de Jesus fica bem clara pela quantidade de vezes que Ele fala do mesmo tema: o fim da vida com a visão “ser humano” para o início da vida baseada na busca da elevação espiritual.

Nesta logia a frase “maldito o corpo que depende de um corpo” quer dizer: “maldito” será o espírito que se achar carne e fizer das coisas materiais a motivação da sua vida.

Porém, esta repetição de ensinamentos no mesmo sentido facilita o estudo e o entendimento, porque permite analisar diversos ângulos da questão. Nesta logia, serão transmitidos os ensinamentos de como fazer a sua religação com Deus, independente da matéria física.

“maldita a alma que depende desses dois”

Para Jesus, “maldito” será o espírito que depender de uma matéria para viver a sua vida material, “maldito” será o espírito que precisar de coisas materiais para poder se religar com Deus.

A palavra “depender” significa subordinar-se a uma condição material para que exista a prática espiritual (religação)

Existindo ou não as condições e objetos materiais, o espírito tem sempre que procurar a sua religação com Deus. Quem deixa de fazê-lo por imaginar que Deus está em apenas em algum lugar ou objeto e não no todo universal, é que Jesus chama de “maldito”.

Locais de oração

Muitos acreditam que para se religar a Deus precisam ir a lugares como igrejas, templos, centros, pois só lá conseguirão fazer a sua religação espiritual. Os próprios espíritas desaconselham o trabalho espiritual fora dos centros, avisando que, assim procedendo, não encontrarão “defesas” contra “espíritos negativos”. Mas tudo isso é apenas fruto da visão “ser humano” e da divisão do universo em “mundo espiritual” e “mundo material”.

Deus está em todas as partes e em tudo. Desta forma, qualquer que seja o lugar pode haver a religação com Deus. O que é necessário para esta religação é a fé em Deus e isto está dentro de cada um e não em uma dependência física.

De nada adianta o ser humano ir a uma igreja de qualquer religião e não se preocupar com seu real encontro e momento com Deus e ali estar apenas por “obrigação” ou medo das acusações da sociedade...

Rituais

Os seres humanos acreditam em rituais pré-determinados que se não forem seguidos, poderão impedir a religação com Deus. Quando isto acontece, mais uma vez a matéria (forma) se sobrepõe à essência (sentimento).

Para se religar com Deus, o espírito não necessita de nenhum rito, de palavras decoradas, mas precisa falar a mesma “língua” de Deus. Esta “língua” é a felicidade universal que só é alcançada com a utilização do amor universal.

Portanto, não importa quais sejam os ritos ou palavras executadas, o espírito conseguirá a sua religação com Deus quando utilizar o amor universal para falar com o Pai.

Imagens

O segundo mandamento da lei de Moisés é muito utilizado por algumas religiões para condenar aqueles que utilizam imagens na sua religação com Deus, que são chamados de “idólatras”.

As imagens possuem algumas funções na vida material dentro de templos e centros de algumas religiões ou fora deles, que precisam ser compreendidas.

As imagens podem ser utilizadas, desde que não sejam idolatradas, ou seja, não se deve depender delas para fazer a religação com Deus.

O ser humano que depende de imagens para se religar com Deus é “maldito” para o mundo espiritual, pois ele fica preso à materialidade e não entende que o que importa na religação com Deus é o sentimento que ele coloca nela.

Quando existe a idolatria pelas imagens, o sentimento é dirigido àquele pedaço de matéria e não ao Pai Supremo.

Ao se usar imagens é preciso saber que uma das suas funções é a de “depósito” de energias que serão utilizadas pela espiritualidade durante um trabalho espiritual. A outra fala diretamente ao espírito encarnado: como o raciocínio material é feito sobre “figuras”, as imagens podem facilitar o endereçamento da religação.

Para muitos seres humanos é difícil ligar-se a alguma coisa sem uma figura. Deus, por sua imaterialidade, não possui muitas figuras e quase nenhuma imagem. Mas, a figura dos “santos” ou do próprio Jesus podem facilitar a ligação ao Pai. No entanto, adorar a imagem ou ao próprio santo, é desrespeitar o primeiro mandamento da lei trazida por Moisés e confirmada por Jesus: amar a Deus acima de todas as coisas.

 

Objetos Materiais.

Existem diversos objetos utilizados durante os cultos. Todos eles têm um papel importante para auxiliar a religação de alguns espíritos na carne. Os católicos utilizam o texto, a hóstia; o evangélico usa a Bíblia; os cristãos espíritas utilizam as flores e a água que será fluidificada pelos espíritos desencarnados.

Os espíritas africanos (Umbanda, Candomblé) são os que mais utilizam coisas materiais nos seus rituais, mas existem motivos para tanto: elas são utilizadas para compor um “personagem” que pode auxiliar alguém a exercer a sua fé de que o Pai irá agir através daquele espírito para trazer o auxilio a ele. Assim, o “preto velho”, personagem da “umbanda”, precisa se caracterizar através de seu cachimbo e dos defumadores; o índio precisa do arco e flecha e a rainha do mar (Iemanjá), precisa dos colares e enfeites...

Seguindo a base deste ensinamento, o problema não é utilizar estes materiais, mas sim depender deles para o culto. Acreditar que uma pedra pode trazer felicidade sem esforço (trabalho) para sua reforma íntima, transformará o espírito em “maldito”.

Jesus nos deixou através do Evangelho de Mateus:

Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas casas de oração e nas esquinas das ruas para serem vistos por todos. Lembrem-se disto: eles já receberam toda a recompensa. Porém, quando você orar, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.

Nas suas orações, não fiquem repetindo o que já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois o Pai já sabe o que vocês precisam, antes de pedirem. (6,5)