O evangelho segundo Tomé

Logia 83 - As duas verdades

“083. Disse Jesus: as imagens são manifestadas ao homem, e a Luz que está dentro delas estará oculta pela Imagem da Luz do Pai. Ele manifestar-se-á a si próprio e sua Imagem será ocultada pela sua Luz”.

“as imagens são manifestadas ao homem”

Os espíritos retidos dentro de uma matéria carnal percebem as imagens através dos órgãos sensitivos do corpo físico. Visão, audição, sabor, olfato e tato, são os sentidos utilizados pelo ser humano para perceber os objetos.

“a Luz que está dentro delas”

Todas as formas existentes foram criadas por Deus como instrumentos para as provas do espírito durante a sua vida carnal.

Uma cadeira não é apenas uma forma de um objeto, mas esse objeto possui uma essência, um valor.

Existem dois tipos de valores ou essências: a verdade relativa e a verdade absoluta. Buda chamou este binômio de “As Duas Verdades”.

A verdade relativa é o valor que o ser dá às coisas, enquanto que a absoluta é o valor real dessas coisas dado por Deus. Portanto, no universo todas as coisas possuem uma verdade absoluta, mas recebem verdades relativas de acordo com o conceito do espírito.

Para alguns, a cadeira pode ser um conforto ou uma sustentação, mas para outros pode ser um objeto de soberba. Tanto o sentimento positivo quanto o negativo são verdades relativas, pois dependem do “ponto de vista” do ser. A verdade absoluta de uma cadeira é que ela é um instrumento de Deus para a evolução do espírito.

Esta essência dos estes objetos é que Jesus chamou nesta logia de “luz” de cada objeto, ou seja, o seu valor espiritual.

Tudo no universo (inteligente ou não) é instrumento de Deus, portanto, possui uma essência positiva. Uma pedra que rola obstruindo uma passagem, um rio que se polui ou um ser humano que causa uma situação negativa a outro são instrumentos da Inteligência Suprema para promover a Justiça Perfeita com a sublimação do Amor. Esta é a “luz” que se encontra dentro de todas as coisas.

No entanto, o ser se imagina com condições de julgar os acontecimentos e por isto aplica a estes instrumentos do Pai uma essência negativa (“mal”). Estes acontecimentos, se gerados por Deus Causa Primária, não podem ser negativos, pois Aquele que possui todos os seus expoentes elevados ao máximo não pode gerar acontecimentos negativos. É o espírito que compreende a coisa como negativa.

O livre arbítrio é a escolha que o ser pode fazer das essências. A reforma íntima que todos buscam é a alteração da essência que se aplica às coisas.

“estará oculta pela Imagem da Luz do Pai”

Para que o espírito possa alcançar a verdade absoluta de alguma coisa (instrumento do Pai para a elevação espiritual) é preciso que ele compreenda o Ser Supremo do Universo.

A essência que o espírito aplica em todas as coisas depende da essência que ele aplica a Deus, ou seja, qual a “imagem” que faz de Deus. Se um espírito acredita que Deus é um Juiz implacável, certamente aplicará em todos os acontecimentos a essência de uma pena. Se o ser acredita que o Pai está inativo esperando o fim da encarnação para julgar, verá no outro ser humano o causador dos acontecimentos e responderá com uma acusação.

A verdade absoluta das coisas fica escondida por causa da verdade relativa que cada um tem de Deus e de Sua ação no universo. Para poder ser atingida a verdade absoluta sobre o Pai, é preciso abrir mão das verdades relativas que cada um possui e buscar a absoluta naqueles que a conhecem: os enviados de Deus.

Os mestres podem nos transmitir a verdade absoluta porque não falaram por si, mas foram “porta-vozes” do Pai. Para eles, Deus é a Inteligência Suprema, a Justiça Perfeita e o Amor Sublime e possui como atributo específico a Causa Primária de todas as coisas: esta é a verdade absoluta de Deus, ou seja, a “imagem da luz do Pai”.

Para que o espírito possa promover a sua reforma íntima é preciso que ele abra mão da verdade relativa que possui sobre o Pai e compreenda Deus a partir da verdade absoluta trazida pelos mestres.

“Ele manifestar-se-á a si próprio e sua Imagem será ocultada pela sua Luz”

Deus causa todos os acontecimentos do universo com perfeição (Inteligência Suprema), visando dar a cada espírito o que ele merece (Justiça Perfeita), mas não como uma pena. Todos os acontecimentos que Deus causa objetivam um ensinamento para a elevação espiritual. Assim, tudo o que acontece é fruto de um Amor Sublime.

Aquele que compreender esta ação no universo não terá mais motivos para ser infeliz e aprenderá com o ensinamento, purificando-se dos sentimentos negativos (sofrimentos). A pedra que obstrui o caminho não mais será empecilho; o rio poluído não mais será mais uma agressão e o próximo não mais nos ofenderá, pois em todos estes atos será compreendida a ação de Deus justa objetivando a elevação espiritual.

Esta visão é a verdade absoluta sobre todas as coisas. Ver a obstrução do caminho pela pedra, a poluição do rio como um “mal” ou sentir-se agredido pelo próximo reflete apenas uma verdade relativa, pois não contempla a verdade absoluta de Deus.

Deus comanda todos os acontecimentos, mas o espírito não vê isso porque ainda “olha-os” com a verdade relativa. É por causa desta verdade relativa que o espírito não alcança a compreensão dos acontecimentos do universo e por isso sofre.

A verdade relativa que o espírito aplica sobre as coisas é sempre um sentimento negativo que fere a lei de Deus “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. É a quebra desta lei que traz o estado de espírito “sofrimento”.

A mudança da verdade que se aplica às coisas (de relativa para absoluta) é a reforma íntima que o espírito promove e que lhe traz a felicidade universal (elevação espiritual).