O evangelho segundo Tomé

Logia 82 - Meu Reino não é deste mundo

“082. Disse Jesus: todo aquele que estiver próximo a mim, está perto do fogo, e todo aquele que estiver afastado de mim, estará longe do Reino”.

“todo aquele que estiver próximo a mim, está perto do fogo”

Na logia 10 Jesus já nos avisou que tinha vindo ao mundo para “colocar fogo nele e que estaria vigiando enquanto ele ardesse”. Naquela logia foi ensinado que este fogo é o amor universal, que é o resultado da reforma íntima dos espíritos.

Agora Jesus diz que quem está perto Dele está também perto deste fogo, ou seja, deste amor universal. Estar perto de Jesus é viver como Ele viveu sua encarnação, ou seja, o que foi abordado nas logias 74, 75 e 76, quando se falou do “Caminho,Verdade e Luz” e da “Consciência Crística” que todos os espíritos devem ter.

“e todo aquele que estiver afastado de mim, estará longe do Reino”

Neste trecho desta logia, mais uma vez Jesus nos alerta que somente a vida da maneira explanada nas logias anteriores pode nos levar à felicidade universal, aquela que não é temporária e nem depende de acontecimentos para ser alcançada.

 “Só pode ser meu seguidor quem pega a sua cruz e me segue. Quem se esforçar para conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perder a sua vida por minha causa vai achá-la” (Mateus – 10, 38)

A cruz simboliza nos dias atuais o martírio e sofrimento de Jesus. Portanto, ao dizer que só pode ser seu seguidor aquele que pegar a sua cruz e segui-lo, o Mestre afirma que só alcançará a felicidade universal quem passar por momentos de sofrimento como Ele passou. Jesus foi preso, humilhado, sofreu torturas físicas, mas em nenhum momento reagiu ou tentou libertar-se do seu destino.

Muitas vezes a Bíblia relata intervenção espiritual nos acontecimentos materiais, como no exemplo abaixo:

“Prenderam os apóstolos e os colocaram na cadeia pública. Mas naquela noite um anjo do Senhor abriu as portas da cadeia, levou os apóstolos para fora e disse...” (Atos – 5,18)

Se a espiritualidade pode salvar os apóstolos, interferir na vida de Abraão, Isac, Jacó e muitos outros profetas, por que não fez nada para salvar Jesus de seus sofrimentos? O próprio Mestre nos ensinou:

Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e perguntou: Você é o rei dos judeus?

Esta pergunta vem do senhor mesmo ou foram outros que disseram isso a respeito de mim? – respondeu Jesus.

Você pensa que eu sou judeu? – disse Pilatos. Pois foi sua própria gente e os chefes dos sacerdotes que o entregaram. O que foi que você fez?

O meu reino não é deste mundo – respondeu Jesus. Se ele fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para eu não ser entregue aos judeus. Mas o fato é que o meu reino não é deste mundo. (João – 18, 33)

Como já entendemos que o reino do céu para Jesus é a felicidade universal, podemos compreender que ao afirmar que seu reino não era deste mundo, o Mestre estava dizendo que sua felicidade não se baseava em acontecimentos materiais, mas que dependia do sentimento que utilizasse para passar por eles.

Por este motivo a espiritualidade não pode interferir nos acontecimentos e “libertar” Jesus do que iria suceder. Nem Jesus, que conhecia estas Verdades Universais aceitaria esta interferência.

“Aí Simão Pedro tirou a espada e cortou a orelha direita de um homem chamado Malco, que era empregado do Grande Sacerdote. Então Jesus disse a Pedro:

- Guarde a sua espada! Você pensa que eu não vou beber o cálice de sofrimento que o meu Pai me deu?” (João – 18,10)

É a esta forma de agir que Jesus está se referindo quando diz que devemos carregar nossa cruz. Todos devem passar por suas situações de sofrimento com amor, sem sentir sofrimento nessas situações, para que possa alcançar o Reino do Céu.

Viver com a consciência crística, seguindo o caminho, a verdade e a luz da elevação espiritual é aceitar todos os acontecimentos da vida como fonte de ensinamento do Pai para todos.

Para se alcançar a elevação espiritual é preciso perder a “vida”, ou seja, aquilo que o ser humano considera vida: os valores materiais. É preciso despossuir as verdades e os outros seres humanos. Aquele que alcança a reforma íntima está “morto” para as coisas deste mundo, ou seja, para os sentimentos negativos que imperam sobre o orbe do planeta.

Jesus viveu desta maneira e por isso está no reino do céu. Quem viver afastado Dele, possuindo valores materiais, viverá também afastado do reino.