O evangelho segundo Tomé

Logia 77 - Jesus

“077. Disse Jesus: eu sou a Luz que paira acima de todas as coisas, eu sou o Todo, o Todo veio através de mim e o Todo emana de mim. Parti um (pedaço de) madeira, lá estou; levantai uma pedra, e ali me encontrareis”.

Para melhor facilitar a compreensão neste trabalho, chamaremos de Jesus o espírito que serve a Deus como Governador Geral neste planeta Terra, apesar do ensinamento de que um espírito não possui nome.

“eu sou a Luz”

Aquele que viveu uma encarnação “Jesus” é um espírito como qualquer outro. Como nos ensinou Kardec, nasceu simples e ignorante e conseguiu, através das suas reencarnações, adquirir o conhecimento mantendo a simplicidade.

“Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia” (João – 1, 1)

Jesus passou por todas as etapas de ensinamento de um espírito que os espíritos encarnados conhecem: etapas de evolução material e etapas de evolução sentimental. Ele não nasceu com todos os conhecimentos que hoje possui, mas alcançou-os através de provas como nós ainda estamos fazendo.

Quando buscamos a consciência crística, ou seja, o modo de proceder na vida como Jesus, não podemos nos abster da verdade acima. Muitos adiam compromissos e a prática dos ensinamentos por imaginarem que Jesus é um espírito de elevação inatingível para aqueles que encarnam neste planeta.

Quando o espírito que estamos chamando de Jesus viveu suas encarnações para provas e expiações não acreditou que não fosse possível uma grande evolução e foi isso que fez com que Ele conseguisse rapidamente evoluir.

Apesar de todo o conhecimento que já possui, “Jesus” ainda não é perfeito, pois apenas Deus tem este atributo. Ele já conseguiu a evolução em muitos campos, mas a ainda busca em outros.

Os espíritos presos à orbe terrestre no mundo de evolução espiritual provas e expiações estão buscando sua reforma dentro de graus diferenciados de evolução. Isto, no entanto, não quer dizer que não se possa atingir o grau de Jesus em apenas uma encarnação: basta ter fé em Deus e viver como espíritos que Deus nos concederá todas as chances para esta evolução.

“Bata que eu abrirei”, nos ensinou o Mestre. Ele abrirá a porta, ou seja, nos fornecerá os instrumentos necessários para a evolução. Depois da porta aberta é preciso que nós a transponhamos e entremos neste novo mundo que se abre quando procuramos Deus.

 Quando imaginamos a impossibilidade da evolução em uma encarnação, apesar da procura da reforma, ficamos frente à porta aberta esperando que as “forças universais” venham nos carregar através dela... Isto feriria a lei Deus que diz que todos os espíritos devem “trabalhar” para merecer. Foi buscando o entendimento e a prática dos ensinamentos recebidos na sua época pelos mestres enviados de Deus ao seu planeta que Jesus e todos os espíritos conseguiram a sua evolução.

Se Chico Xavier, Francisco de Assis, Madre Teresa e muitos outros que poderíamos citar também paralisassem a sua evolução acreditando ser impossível chegar onde chegaram, não teriam conseguido ser o exemplo de vida que foram. Deus dá a todos a mesma chance: alguns não perdem tempo e põem mãos à obra, mas outros buscam desculpas para o atraso que os envolve.

“que paira acima de todas as coisas”

O espírito que paira acima de todas as coisas na orbe terrestre recebe o título de “Governador Geral”.

Eu vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro em forma de rolo. Estava escrito dos dois lados e selado com sete selos. Vi também um anjo forte, que perguntava bem alto:

Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?

Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra que pudesse abrir o livro e olhar dentro dele. Eu chorava muito porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro ou de olhar dentro dele. Então um dos líderes me disse:

- Não chore. Olhe! O Leão da tribo de Judá, o descendente do rei David, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro. (Apocalipse – 5, 1)

Neste texto do livro bíblico Apocalipse (“Revelação”) pode se encontrar a cerimônia de escolha de Jesus (Cordeiro) para governar o desenvolvimento dos espíritos no planeta Terra. Nesta função Jesus comanda o planejamento para a evolução de todos os espíritos que encarnam neste planeta.

Por este motivo é que Jesus afirma que ele é aquele que paira sobre todas as coisas. É dele que parte o comando para todos os acontecimentos no orbe terrestre.

Mas Jesus não conseguiu esta função gratuitamente: ela foi conquistada pelos conhecimentos espirituais (sentimentos) já adquiridos durante a sua evolução, ou seja, sua dedicação a Deus.

Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morte na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. Tu fizeste dessas pessoas um reino de sacerdotes para servir ao nosso Deus; e elas governarão a terra. (Apocalipse – 5, 9)

Por este trecho da louvação que os líderes universais fizeram quando da escolha de Jesus para a função de Governador Geral do Planeta Terra, pode se ver claramente que todo o “destino” do planeta já estava traçado, inclusive a encarnação “Jesus” do Mestre. Foi por aceitar esta programação de encarnação que Jesus ganhou a função de Governador Geral do Planeta.

“eu sou o Todo, o Todo veio através de mim e o Todo emana de mim”

O Governador Geral de um planeta é o representante de Deus no comando do mesmo. Quando Jesus afirma que ele é o Todo, quer dizer que “representa” o Todo Universal (Deus) para os habitantes do planeta.

Para o cumprimento de sua missão, o Governador Geral do planeta tem o poder de comandar e causar todos os acontecimentos dele, no entanto antes de comandar qualquer acontecimento, sempre aguarda um comando do Pai.

O Governador Geral do planeta quando comanda um acontecimento não é a causa primária deste, pois o comando para a forma do acontecimento vem de Deus, que é a real causa primária de todas as coisas do Universo. É por este motivo que Jesus afirma que o todo emana e vem através Dele.

“Parti um (pedaço de) madeira, lá estou; levantai uma pedra, e ali me encontrareis”

A função de Jesus de governar o planeta não inclui apenas as formas humanas ou os espíritos que as habitam, mas todas as “coisas” do planeta.

A formação de uma montanha rochosa ou de um simples grão de areia, a evaporação, condensação e deságüe como chuva, a mais leve brisa bem como o furacão mais possante, da germinação do grão até a manutenção das mais altas árvores, do micróbio até o animal mais forte, da fecundação até a mais avançada idade de vida de um ser humano, em tudo está a presença de Deus através de Jesus.

Em todos os segundos de todos acontecimentos da vida humana, bem como em todas as “invenções” e “descobertas” que a “ciência” produz, Jesus está presente comandando todos os acontecimentos a partir dos desígnios do Pai.

Esta visão universal das coisas (o individual servindo ao todo) é que pode acabar com a “soberba” e a “vaidade” que o espírito utiliza quando encarna e que destroem a consciência crística que está presente em todos nós.