O evangelho segundo Tomé

Logia 47 - Desejos

“047. Disse Jesus: é impossível para um homem montar dois cavalos e retezar dois arcos, e é impossível a um escravo servir a dois senhores, pois que honrará a um e ofenderá a outro. Nenhum homem bebe um vinho velho e em seguida deseja beber um vinho novo; e não se põe vinho novo em odre velho, para que não se o quebre, e não se põe vinho velho em odre novo, para que não se o estrague. Não se cose um remendo de pano velho em roupa nova, porque se tornará um buraco”.

“é impossível para um homem montar dois cavalos e retesar dois arcos, e é impossível a um escravo servir a dois senhores, pois que honrará a um e ofenderá a outro”

O tema desta logia já é conhecido nos evangelhos canônicos. Jesus nos alerta que um espírito não consegue viver tendo mais de uma causa primária para a sua vida. Chamamos de “causa primária”, aquilo que se compreende como “objetivo de vida”. Nenhum homem pode ter objetivos diversos sem que falte ao cumprimento do seu serviço a um ou a outro. Não é possível um escravo obedecer ordens de dois senhores, pois cada um terá pensamentos diferentes que certamente em algum momento entrarão em conflito.

Nenhum espírito pode ter como objetivo de vida o sucesso material e o sucesso espiritual. É preciso que ele escolha uma das duas coisas. Nos evangelhos canônicos a informação está mais detalhada: não se pode servir a Deus e ao dinheiro.

 A vida humana não pode ser compreendida como uma existência material com passagens espirituais, sem que se ponha em risco a elevação espiritual. É necessário que o espírito tenha a consciência de que ele tem uma vida espiritual com passagens materiais, para que ele consiga alcançar o sucesso na sua vida carnal (evolução espiritual). Para isso é necessário que ele abdique do sucesso material.

Não se está fazendo apologia da pobreza, do abandono das coisas materiais, mas sim daquilo que é sucesso material para o ser humano.

Este sucesso, para o ser humano, não é medido pelas realizações que ele alcança, mas pela concretização do seu “querer”. O sucesso material para o ser humano não é conseguir comprar uma casa, mas sim realizar o seu “sonho”, o seu objetivo, o seu desejo.

Servir a Deus é não ter desejos que precisem ser concretizados para que o espírito alcance a felicidade. Alcançar o sucesso espiritual é ser feliz com qualquer que seja a situação de vida do espírito.

Para servir a Deus o espírito precisa abandonar o seu “querer” e aceitar os desígnios do Pai.

Jesus afirmou:

“Nas suas orações, não fiquem repetindo o que já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações cumpridas. Não sejam como eles, pois o Pai já sabe o que vocês precisam, antes de pedirem”. (Mateus – 6,7).

Quando um espírito deseja alguma coisa, ele condiciona a realização desse desejo para ser feliz. Faz isto porque se imagina capaz de saber o que é melhor para ele e, assim, está querendo se transformar na “causa primária” de seus atos, servindo a si mesmo.

Ao abrir mão dos seus desejos, o espírito não mais precisará de motivos para alcançar a felicidade e poderá receber todos os acontecimentos da vida com este sentimento, pois estará servindo a Deus e entenderá que o Pai sabe melhor do que ele mesmo o que é o preciso para a sua evolução espiritual.

Quem serve a Deus reconhece a sua incapacidade para gerir sua vida, em virtude do “véu do esquecimento” que “cobre” sua memória quando encarna. Tem fé, ou seja, confiança e entrega absoluta nas mãos de Deus e sabe que Ele o proverá de tudo o que precisar para atingir a evolução espiritual. Aquele que apenas deseja coisas materiais, sem considerar se elas são as mais adequadas para o seu avanço espiritual, deixa de servir a Deus e passa a servir apenas a si mesmo.

Portanto, servir a Deus não é escolher uma vida de carências, mas aceitá-la sem sofrimento se assim for o desejo do Pai. Isto não significa abrir mão do que Deus nos deu, mas em qualquer situação, amar o que Deus lhe nos “emprestou” e reconhecer que é aquilo que precisamos para nossa evolução espiritual.

“Nenhum homem bebe um vinho velho e em seguida deseja beber um vinho novo”

Se o espírito tem como objetivo na sua vida o prazer, ele jamais conseguirá aceitar os desígnios de Deus sem sofrimento. O espírito não vem à carne para alcançar o prazer individual, mas sim a felicidade universal, que só será alcançada quando todos sentirem a mesma felicidade que ele estiver sentindo.

Alcançar a felicidade universal é abrir mão de possuir as coisas e sentir a felicidade que o outro tem em possui-las. O vinho velho, o prazer, viciam o espírito em possuir só o “bom” para alcançar a felicidade. Mas, assim como o vinho evapora, este prazer também se desfaz rapidamente, pois após alcançar o primeiro objetivo, o espírito já começa a precisar e desejar novas coisas para ser feliz...

É preciso amar aquilo que se possui e não viver a desejar coisas novas. O espírito que serve a Deus ama as situações da sua vida, sem desejar nada mais, pois compreende que se o Pai lhe deu ou tirou alguma coisa, é exatamente aquilo que ele merece e precisa para evoluir durante sua estadia na vida carnal.

“não se põe vinho novo em odre velho, para que não se o quebre, e não se põe vinho velho em odre novo, para que não se o estrague”

Para servir a Deus o espírito necessita ter consciência da sua existência eterna e fazer de sua evolução espiritual o objetivo de vida carnal. Para isto é necessário que ele promova a sua reforma íntima, ou seja, acabe com os seus desejos, com aquilo que ele “acha certo” e “merece”.

Por isto o Pai, que é o Amor Sublime, administra a encarnação para que o espírito não deixe maiores dívidas ao longo do caminho. Muitas vezes Deus não pode prover a vida deste espírito com a carência total que ele necessita, pois sabe que assim fazendo, este espírito poderá acarretar mais débitos na sua jornada carnal. Se isto ocorrer, haverá a necessidade do espírito retornar à matéria carnal (reencarnação) para prosseguir sua jornada de evolução.

Por exemplo, um espírito vem à carne com a missão de não possuir bens materiais e esmolar para que possa colocar em prática o amor universal. Esta escolha, que foi feita pelo próprio espírito antes de encarnar, faz parte do seu livro da vida. Entretanto, ao se transformar em ser humano pode não compreender esta verdade e revoltar-se, passando a ter desejos de coisas materiais.

Deus não poderá prover a vida deste espírito com toda a carência material que ele planejou, pois sabe que assim fazendo poderá acarretar mais débitos na sua jornada. Deus então lhe dá uma vida com muitas carências, mas não todas que pediu e este espírito terá que reencarnar por outras vezes até que aceite toda a carência pelas quais precisa passar. Se esse espírito conseguir a sua reforma íntima, ou seja, deixar de servir a si mesmo (desejos) e passar a servir a Deus, o Pai poderá agir dentro do programado em seu livro da vida e o espírito alcançará a evolução. Deus não dará a ele posse alguma, mas isto não lhe causará tristeza, pois compreenderá que é daquilo que ele precisa para evoluir, agradecerá a sua condição ao Pai e servirá de instrumento para a Sua obra.

“Não se cose um remendo de pano velho em roupa nova, porque se tornará um buraco”

Todos carregam a cruz do tamanho que necessitam carregar: ela tem o peso e o formato que o “ombro” do espírito suporta carregar. Revoltar-se contra as situações da vida aumenta o débito que o espírito possui e atrasa a sua evolução espiritual.

As informações passadas pela espiritualidade depois de Kardec sempre afirmam que o espírito na hora de encarnar pede muitas provas, pois tem a consciência da importância da evolução espiritual. Entretanto, estas mesmas informações dizem que durante a vida muitas destas provas não são aplicadas para que o espírito não “piore” a sua situação.

Deus é justo e amoroso. Jamais colocaria uma situação onde um filho Seu não pudesse sustentá-la. Todas as situações que ocorrem na vida de um espírito na carne são suportáveis para ele, mesmo que não consiga vencê-las. Afirmar que a cruz é mais pesada do que se pode agüentar é dizer que Deus é injusto e cruel.