O evangelho segundo Tomé

Logia 102 - A justiça dada pela fé

“102. Disse Jesus: Ai deles, os fariseus, pois se parecem com um cachorro deitado no cocho dos bois, pois nem comem nem deixam que os bois comam”.

FARISEU – Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés, as tradições e os costumes dos antepassados” (Bíblia Sagrada – Tradução na Linguagem de Hoje – Sociedade Bíblica do Brasil – 1988)

Com este entendimento, fica fácil compreender o ensinamento passado por Jesus nesta logia: ai daqueles que seguem rigorosamente as leis, tradições e costumes religiosos, pois, com este procedimento, não entram no reino do céu nem deixam os outros se alimentarem do amor universal.

Neste livro, por diversas vezes comentamos o assunto cumprimento da lei e amor. Cada vez que abordamos este tema, quem mais contribuiu para o texto foi o apóstolo Paulo. Já no seu apostolado carnal Paulo ensinou muito sobre o assunto. Todas as suas cartas deixaram ensinamentos profundos sobre a consciência crística necessária para o perfeito cumprimento das leis, aquele que não se origina de uma obrigação.

Neste momento, querendo Paulo também deixar sua mensagem a todos aqueles que estão buscando a consciência que é alcançada com a prática do amor universal, trazemos, sob orientação do apóstolo, um trecho da sua carta aos Filipenses, que continua tão atual hoje quanto no dia em que foi escrita.

PAULO

Shalom!

“Finalmente, meus irmãos, que o Senhor lhes dê muita alegria. Não me aborreço de escrever, repetindo o que já escrevi, pois isto é até segurança para vocês. Cuidado com os que fazem coisas más, aqueles cachorros, que insistem em cortar o corpo. Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós e não eles. Pois adoramos a Deus pelo seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus. E não temos nenhuma confiança nas cerimônias externas. É claro que eu podia pôr a minha confiança nestas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nas cerimônias externas, eu tenho ainda mais motivos de pensar assim. Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de puro sangue hebreu. Quanto à prática da lei dos judeus, eu era fariseu e tão fanático, que persegui a Igreja.Quanto à justiça que se alcança pela obediência aos mandamentos da lei, ninguém podia me acusar de nada.

Mas, por amor a Cristo, todas essas coisas, que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E não somente essas coisas, mas considero tudo como completa perda por causa daquilo que tem muito mais valor: o conhecimento de Cristo Jesus, o meu Senhor. Por causa dele joguei tudo fora. Considero tudo isso somente como lixo, para que eu possa ganhar a Cristo e estar completamente unido com ele. Eu não procuro mais ser justo por meio da minha obediência à lei. Agora tenho a justiça que é dada por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e é baseada na fé. Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e ter a experiência do poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, na esperança que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.

Eu não estou afirmando que já venci ou que já me tornei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois Cristo Jesus já me conquistou. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui me tornar perfeito. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.

Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai esclarecê-los. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora. Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E observem também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. Já disse isto muitas vezes e agora repito, com lágrimas: há muitos que são contra a mensagem que fala da morte de Cristo na cruz. Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles é o desejo dos seus próprios corpos. Têm orgulho daquilo que devia ser vergonha para eles e pensam somente nas coisas que pertencem a este mundo. Porém nós somos cidadãos do céu e estamos esperando o nosso salvador, o Senhor Jesus cristo, que virá de lá. Ele transformará os nossos corpos fracos e mortais e os tornará como o seu próprio corpo glorioso, usando para isso o seu poder, que faz tudo ficar debaixo do seu governo”.

(Carta aos Filipenses – Cap. 03 – Vers. de 01 à 21)