O evangelho segundo Tomé

Logia 100 - Essência da vida

“100. Eles mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram-lhe: Os homens de César te ordenam que pague os impostos. Ele lhes disse: Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus e Amim, o que é meu”.

Shao

Sidarta Guatama (Buda) só alcançou a sua iluminação quando aprendeu que o único caminho para a elevação é o “Caminho do Meio”: a vida levada sem extremismos.

Este é o ensinamento que o Cristo se refere nesta logia.

Um espírito na carne possui duas existências: a material (espiritual mais densa) e a espiritual. Nesta logia a vida material é representada por César e a espiritual por Deus. A sabedoria que leva à elevação espiritual é viver dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus: eis aí o “Caminho do Meio”.

Um ser que se compreende como humano é aquele que acredita que ele é somente o corpo que habita e então vive para satisfazê-lo, buscando bens materiais. Ele vive em um dos extremos das existências: o de “César”. Este ser dá tudo a “César”, ou seja, vive apenas a busca da vida material, sem qualquer envolvimento espiritual.

Aquele que vive exclusivamente para as coisas de Deus, abdicando da existência material, está no outro extremo: dá tudo a Deus.

Nenhum dos dois caminhos levam à elevação, pois o primeiro busca apenas satisfazer conceitos, enquanto o outro gera uma inocência material que não contribui com Deus na realização de Sua obra.

Portanto, o “Caminho do Meio”, que pode levar à felicidade universal, é uma vida material (prática de atos) visando servir a Deus: somente esta vida pode levar ao reino dos céus.

Para compreendermos melhor este ensinamento, temos que nos lembrar da Segunda Verdade Universal que afirma que o planeta Terra é um mundo espiritual, onde os objetos, pessoas e acontecimentos devem ser reconhecidos por sua essência e não por suas formas.

Um espírito na carne deve, por exemplo, buscar o estudo, o aperfeiçoamento de seus conhecimentos científicos, pois a ciência lhe foi dada para o avanço em todas as áreas. Isto é dar a “César” o que é de “César”. No entanto, esta busca não deve ser movida pela ganância, avareza ou pelo sucesso material.

O ser que busca a sua elevação e se houver chance para tanto, deve dedicar-se ao aumento dos seus conhecimentos científicos, mas com o objetivo de tornar-se um instrumento de Deus.

O médico servirá ao Pai para materializar uma cura, o engenheiro para construir mais abrigos, o advogado como instrumento da aplicação da justiça divina.

Este é o “Caminho do Meio”, aquele que dá a “César” o que é de “César” (o ato do estudo, do trabalho material) e que dá a Deus o que é de Deus (a essência do seu trabalho).

O ser que busca a elevação escolhe a sua carreira por intuição ou vocação. Quem apenas dá a “César” escolhe sua carreira pela chance de elevação social e monetária. Quem serve a Deus sabe que por mais que se estude e se especialize em uma carreira, o sucesso do trabalho será dado por Deus, de acordo com o merecimento de cada um que faz o trabalho e de quem receberá este trabalho.

Quem vive como “ser humano” imagina que todo fruto e louro do seu trabalho é “seu”.

O ser universal não se preocupa com o resultado de seu ato: ele sabe que Deus é a Causa Primária de todos os acontecimentos. No entanto, compreende que ele precisa “fazer a sua parte” para que Deus possa agir.

Aquele que diz viver para Deus e por isso não pratica atos materiais (trabalho, estudo) não dá a “César o que é de César” e vive em um dos extremos da existência. Por isso, não consegue a sua elevação. Da mesma forma, aquele que considera que os atos materiais são independentes da ação divina, também não consegue participar da felicidade universal, pois vive no outro extremo.

Por isto o ser que busca viver na felicidade universal aproveita todas as chances de estudo científico, sempre seguindo a “voz interior” que lhe dá o caminho a seguir (intuição). No entanto, quando estas chances não aparecem, o ser universal não perde a sua felicidade, pois sabe que Deus precisa dele para outras funções no planeta, as quais não precisam de mais estudo.

Todas as profissões são importantes para a vida humana. Desde o lixeiro até o médico, todos agem para que a vida no planeta tenha as condições necessárias para a felicidade. Estas funções são missões que o espírito assume antes da encarnação.

“Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” é um exemplo onde facilmente pode ser compreendido o ensinamento do “Caminho do Meio”: No entanto, esse ensinamento pode ser aplicado a todos as acontecimentos da vida.

Analisando o ensinamento ao “pé da letra”, podemos afirmar que Cristo nos diz que para alcançar a felicidade universal, o ser precisa praticar atos materiais, mas deve entregar o resultado destes atos ao comando do Pai.