Imperfeições do ser - Textos

Livre arbítrio

Todos os seres humanizados defendem o seu direito de livre arbitrar sobre as coisas da vida. Querem ter o direito de escolher o que querem achar certo ou errado, bonito ou feio, bom ou mal. Isso é justo, mas será justo se ferir este direito do outro? Acho que não, não é mesmo? Mas, é exatamente isso que acontece quando um ser humanizado quer dizer o que o outro deve acreditar, o que o outro deve chamar de certo, de bonito, de bom.

O ser humanizado quer ter o direito de decidir sobre a questão da estampa das coisas do mundo. Quer ter o direito de achar algumas coisas bonitas e outras feias de acordo com sua própria consciência. Mas, não quer dar este direito ao outro.

Repare bem: se alguém faz alguma coisa que você não concorde ou diz algo que compreenda de forma diferente, qual a primeira coisa que faz? O corrige... Interfere naquele momento dizendo que ele está errado e que você conhece como aquilo de ser feito ou o que é o certo e verdade sobre aquele assunto. Isso não é retirar do outro o seu direito ao livre arbítrio?