Conversando com um espiritualista - volume I

Livre arbítrio

Participante: qual a melhor definição para livre arbítrio? Será que ele existe?

Não existe pior nem melhor; só existe uma definição para livre arbítrio: é a liberdade de optar, de fazer a opção. Trata-se de ter o arbítrio a opção, livre.

Será que ele existe? Sim. O livre arbítrio existe. Agora, quando falamos isso, precisamos nos lembrar de alguns pontos para termos a verdadeira compreensão do que está sendo dito.

Primeiro: o ser humano é apenas uma personalidade criada para o espírito viver provas. É o gerador das provas. Sendo assim, o ser humano não existe na realidade real. Ele é apenas uma identidade ilusória ao qual o espírito se liga durante determinado tempo da sua existência eterna e só existe no mundo ilusório. Por isso, essa personalidade não pode ter livre arbítrio, não pode ter liberdade para optar.

Levando em consideração os seres humanos que estudam em escolas, posso dizer que seria muito bom se ao fazer suas provas, esses estudantes pudessem dizer ao seu professor sobre o que quer responder, não é mesmo? Só que isso invalidaria a própria prova, pois o estudante não estaria provando o que precisava para a aprovação. Como o que acontece ao ser humano é a prova do espírito, ele não pode alterar nenhuma acontecimento. É por isso que o ser humano não pode ter livre arbítrio.

Por isso afirmo que o livre arbítrio existe e ele é do espírito, que é aquele que existe no universo. Esse livre arbítrio é amplo e irrestrito, ou seja, Deus não obriga nada ao espírito: todas as provações que ele vive são fruto do que ele pede e é resultado da forma como ele vivencia o que pede.

Esta informação está em O Livro dos Espíritos, no capitulo que fala da escolha das provas (pergunta 258). A pergunta é: O espírito sabe o que vai lhe acontecer na vida? Sim, porque ele escolhe antes da encarnação o gênero de provas pelo qual quer passar e nisso se consiste o seu livre arbítrio.

Já na questão seguinte (258a) se pergunta: quer dizer que Deus não obriga a nada? O Espírito da Verdade diz: Não. Dando ao espírito o direito de escolha antes da encarnação, ele assume a responsabilidade do que pelo seu futuro.

Só que além deste livre arbítrio, há ainda outro. Este está informado na pergunta 851 de O Livro dos Espíritos: quanto ás questões morais, o espírito é livre para optar entre o bem e o mal. Esta liberdade não está no fazer, como, aliás, é deixado bem claro nesta questão, mas na escolha em como viver aquilo que acontece.

Eis aí, os dois livre arbítrio que o espírito possui e por conta destas informações é que lhe respondo: sim, o livre arbítrio existe. Se ele não existisse, os espíritos seriam fantoches de Deus.

O espírito não é fantoche de Deus, porque tem o livre arbítrio. Ele tem a liberdade de optar pelas suas provas, pois Deus não o obriga a fazer nada. Tem, ainda a liberdade de responder às questões que pediu da forma que quiser.