Expiação - Texto

Libertando-se do ego

Participante: como parar o ego? Como detectar essa ação dele? Acho impossível conseguir.

Como detectar? É fácil fazer isso. Você acabou de mostrar como. Quando disse preciso trabalhar estava realizando uma ação racional, do ego. Essa necessidade é a personalidade humana lhe tentando para que queira viver uma realidade diferente da vicissitude que tem no momento. Quando observar isso acontecendo, é hora de trabalhar para se libertar da necessidade de qualquer coisa.

Como pará-lo? Tendo a consciência que está vivendo uma vicissitude, ou seja, um elemento da sua encarnação e não um acontecimento da vida. Tendo essa consciência saiba que as coisas sempre vão se mudar. Por isso, compreenda que hoje pode não estar trabalhando, mas amanhã estará.

É isso. Como detectar? Fácil: sempre que houver uma necessidade, aquilo não é necessário, mas apenas uma tentação. Como parar com isso? Vivendo a realidade: isso é temporário, transitório. Por causa dessa transitoriedade da vida, se prepare quando tiver empregado para o futuro desemprego, ao invés de esperar ele chegar e aí só lamentar o que não pode fazer por causa do desemprego. Curta seu emprego atual, mas saiba que ele vai acabar um dia.

Um ponto importante: não estou falando em não procurar emprego. O que estou dizendo é que se quer conviver com Deus não deve querer estar empregado quando não está. É diferente.

Por isso, se está procurando emprego, procure, mas não faça isso com a esperança de achar. Procure apenas com a consciência de que essa é a vicissitude daquele momento da sua vida.