As reformas da reforma

Interdependência

Este processo de afetar a existência de outras coisas formando a realidade universal, o próprio universo, chama-se interdependência. Tudo no universo se interliga. O que você faz gera sempre um efeito sobre outro ser, que por sua vez ao agir também gerará efeitos sobre outros.

Na verdade o universo vai sendo gerado como uma onda. Você já atirou uma pedra na água? Quando alcança o espelho d’água se forma uma onda que vai se estendendo até que alcance toda superfície. Além disso, a pedra ainda produz ondas com circunferências menores que também se estendem pela superfície da água.

É assim que acontece no universo e este acontecimento vai gerando o próprio universo. Você compra uma coisa no seu bairro e esta ação gera reflexos no mundo todo. O mundo ao seu redor é atingido pela sua compra e a ação dos que foram atingidos pelo seu desembolsar de dinheiro se reflete em um universo maior. Quando este universo se move, toda a superfície do planeta é atingida.

Sendo assim, quando um ser humano faz alguma coisa simplesmente preocupado em se satisfazer, essa ação se expande e alcança outras pessoas de uma forma negativa, gerando uma contrariedade.

Por que o que se expande de uma ação feita com individualismo atinge os outros seres com uma onda negativa? Porque não existem duas pessoas totalmente iguais. Não existem duas pessoas que queiram a mesma coisa com a mesma intensidade. Por isso, quando você faz alguma coisa usando do seu individualismo, acaba fazendo o que o outro não quer.

É por isso que a elevação espiritual para ser alcançada precisa que a ação não seja baseada no eu, mas deve ser realizada levando em consideração o nós, o universo inteiro. Lembre-se: tudo se interdepende. Por menor que seja sua ação, por mais escondido que a pratique, mesmo que ninguém fique sabendo, a energia do individualismo se expande.

Você não está vendo, mas a sua energia de agora está entrando em todo o ambiente que você está. Além disso, ela atravessa as paredes deste ambiente e chega ao seu vizinho lateral, assim como alcança quem está embaixo ou acima. Mais: sai para além do seu prédio e se choca com as pessoas que estão do outro lado da rua, do outro lado da cidade. Por isso, quando você pratica a ação utilizando-se de uma energia negativa, ou seja, individualista, está gerando energia negativa para todos.

Hoje estamos falando das reformas necessárias para a promoção da reforma íntima e aí está a primeira delas. O processo de reforma íntima só se inicia quando se compreende que o universo não é só as coisas, os espaços ou os planetas, mas que ele também é feito por você. Quando se compreende que você faz parte do universo e o constitui e por isso, quando age, não pode se basear no eu, mas sim em nós, no todo, no universo. Vamos usar isto de uma forma prática para vocês poderem entender melhor a primeira reforma necessária para a realização da reforma íntima.