Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Imoralidade na igreja

Agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade tão grande que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Ouvi dizer que certo homem está vivendo com a sua madrasta! Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Ao contrario, deviam ficar muito tristes e expulsar do meio de vocês quem faz isso. Quanto a mim, ainda que não esteja presente pessoalmente, estou com vocês em espírito. É como se já estivesse aí, já julguei em nome no Nosso Senhor Jesus o homem que está fazendo essa coisa horrível. (Capítulo 05 – versículo 01 a 03)

Vamos conversar sobre este texto...

Participante: Jesus nunca julgou ninguém.

Isso mesmo... Além disso, Paulo em suas cartas já falou aqui exatamente contrario a ideia de julgar o próximo... Acabamos de ler quando ele disse que você deve entregar tudo ao julgamento de Deus; ele até nos pergunta quem nos deu a posição de juiz, quem nos deu o direito de julgar os outros?

Então veja: há uma incongruência nesse texto. Há alguma coisa que não está combinando no texto e é sobre isso que eu quero falar.

A Bíblia está errada nesse ponto? Isso foi mal traduzido? Isso foi inventado? Não, isso não foi inventado, não foi criado. Isso foi escrito por Paulo. Mas, como Paulo fala uma coisa e logo depois desdiz? Paulo acabou de citar tudo o que ele passou até se transformar em apóstolo, mas logo depois ele falha. Ele falha por que ele se arvorou em juiz e diz que em nome de Jesus Cristo vai lá punir o culpado.

Tal fato deve servir para nós compreendermos que não existe perfeição, que não existe espírito perfeito que vá conseguir colocar, enquanto na carne, cem por cento em prática tudo o que conversamos. São precisas muitas encarnações para isso acontecer.

Nós ainda estamos num mundo de provas e expiações. Ainda vamos entrar para o mundo de regeneração. Para se alcançar o estado de Cristo nós vamos ter que andar muito ainda. Mesmo Paulo tem que andar muito ainda. Por isso deixo o recado: não podemos nos prender a esse trecho e começar a julgar os outros, senão vamos jogar todo ensinamento fora.

Mas este texto de Paulo deve, então, nos servir nesse momento de lição para aprendermos que ainda cairemos em tentação. Muitas vezes, ainda, vamos cair na tentação de dizer que isso está certo ou errado. Por mais que façamos no sentido de nos melhorarmos, ainda cairemos na tentação.

Quando se reunirem estarei com vocês em espírito. Então, pelo poder do nosso senhor Jesus, que estará presente conosco, entreguem esse homem a satanás, para que o seu corpo seja destruído e o seu espírito seja salvo no dia do Senhor.

Não é bom que estejam orgulhosos! Vocês conhecem aquele ditado: um pouco de fermento fermenta toda a massa. (Capítulo 05 – versículo 04 a 06)

Deixe-me aproveitar este trecho e passar um ensinamento.

Nós já cansamos de ensinar que não existe ato errado e que todo ato pode ser praticado sem que com isso se fira a Deus. Mas, o que não pode haver enquanto se pratica um ato é o orgulho de tê-lo praticado...

Matar alguém é crime? Não, mas tirar proveito do ato se sentindo orgulhoso, é crime contra Deus. Isso porque Deus agiu e você está buscando para você o fruto da ação divina...

Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como nova massa sem fermento como sei que de fato são agora. Porque a nossa festa da páscoa está pronta, agora que Cristo o nosso Cordeiro da páscoa já foi sacrificado. Então vamos comemorar a nossa páscoa, não com o pão que tem fermento, fermento velho do pecado e da imoralidade mas com o pão que não tem fermento, o pão da pureza e da verdade. (Capítulo 05 – versículo 07 e 08)

O pão sem fermento é a ação sem intenção. Isso porque o fermento é o que faz crescer o pão, é a intenção que você coloca dentro do pão (ação).

Na outra carta que escrevi a vocês eu disse para não se juntarem com gente imoral. Não quis dizer que nesse mundo vocês devem se separar de todos os imorais, avarentos, marginais ou dos que adoram ídolos.(Capítulo 05 – versículo 09 e 10)

Imorais são aqueles que são contra a moral de Deus. Qual a moral de Deus? Amar a todos. Sendo assim, imoral é aquele que não ama a todos...

Ao dizer que você não deve se transformar num imoral, Paulo não está dizendo que você não deve viver com eles, mas que mesmo que conviva deve continuar amando a todos...

Porque para os evitarem teriam que se afastar completamente desse mundo. (Capítulo 05 – versículo 10)

Para você deixar de viver com aqueles que só amam a si mesmo, teria que sair da carne porque esse mundo é o mundo do ser humano, aquele que é egoísta por natureza.

O que eu digo é que não devem conviver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral ou avarento ou adora ídolos ou é bêbado ou é difamador ou é marginal. (Capítulo 05 – versículo 11)

Todos os termos usados neste texto são simbólicos. Já falamos sobre isso, mas para relembrar, falo que o termo bêbado é usado para aquele que está iludido.

Você não deve, na sua busca espiritual, conviver com esse tipo de pessoa. Por quê? Porque se ele está iludido com a humanidade, não está na verdade dentro do caminho. A ilusão dele poderá lhe contaminar...

Com gente assim vocês não devem nem comer.

Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os de fora. Deus os julgará. Mas, será que vocês não devem julgar os seus próprios companheiros? Como dizem as Escrituras Sagradas: expulsem esse homem imoral do meio de vocês. (Capítulo 05 – versículo 11 a 13)

Novamente Paulo querendo ser juiz e dando a alguém o direito de também ser...