Conhece a ti mesmo

Identidade

Voltando à nossa conversa, até aqui definimos o ego, falamos das personalidades que existem e também da sua temporalidade. Dentro da definição que demos anteriormente para ego podemos, agora, falar da ligação do espírito às suas personalidades.

A ligação do espírito com uma personalidade cria uma identidade. Cada vez que o espírito se liga a uma personalidade, seja ela um ego (personalidade temporária) ou à sua personalidade espiritual, ele adquire uma identidade. Vamos entender isso.

Identidade é aquilo que você acha que é, o que o identifica. Hoje você está ligado a um ego que está rotulado com determinado nome. Por exemplo, uma pessoa que se chama Márcia.

Márcia não existe. Na realidade é um espírito que está ligado a um ego rotulado como Márcia. Devido a esta ligação o espírito se auto identifica como Márcia.

A identidade Márcia foi criada na ligação do espírito com este ego e o ser passou, então, a identificar-se como Márcia. Assumir esta identidade é, portanto, o que caracteriza a ligação de um espírito com um ego ou com uma personalidade.

Fica difícil explicar como se processa esta ligação. Muitos se arriscariam em falar em fios energéticos, em energia, fluído cósmico universal, elementos que ligariam o ego ao espírito, mas tudo isto seria simbólico. Como disse anteriormente, apesar de termos que nos aproximar da ciência, não nos fixaremos no conhecimento científico.

O que é preciso realmente compreender para o objetivo de criar instrumentos de elevação espiritual é que a fusão do espírito com uma personalidade cria uma identidade. E que quando esta identidade é temporária, ela é falsa e quando surge da personalidade espiritual, é real.

Participante: a personalidade a qual eu me liguei para vivenciar uma encarnação já existia antes de eu me ligar a ela?

Não, nós chegaremos lá, mas por enquanto lhe respondo que essa personalidade só existe a partir do momento que você a constrói. Portanto, é posterior a você.

Participante: o ego humano é independente do espírito? Ele possui uma consciência própria?

Nós vamos chegar a isso também, mas para não lhe deixar sem resposta agora afirmo que, se definimos consciência como um conjunto de crenças, o ego tem uma consciência própria, ou seja, crenças próprias. Mas, no tocante a ter vida própria já chegaremos neste aspecto.