Vida humana

Hipocrisia

A mente humana tem uma capacidade limitada de informações que mantém ativa na consciência do ser humano. Quando ele é bombardeado por muitas informações, grande parte pode até ser guardada na memória, mas não está ativa. Hoje, por exemplo, vocês estarão recebendo centenas de informações. Poucas permanecerão latentes na sua consciência.

Isso é o que acontece com quem busca conhecer amplamente os ensinamentos de uma doutrina de uma só vez sem dar tempo à prática do que foi lido. Por lerem muitas coisas ao mesmo tempo, as suas mentes não conseguem manter latente na consciência tudo o que foi lido. É por causa disso que vocês se tornam o professor da lei hipócrita que Cristo fala.

Hipócrita é aquele que sabe alguma coisa – daí o termo professor da lei – mas não vivencia o que sabe. Se você já leu todo O Livro dos Espíritos ou qualquer outro contendo ensinamentos de sua doutrina passou a conhecer o seu conteúdo. Este conhecimento como foi recebido de forma volumosa de uma vez vai para a memória e ali fica depositado sem ser vivido.

O fato de ele estar na memória gera o conhecer. Os ensinamentos são conhecidos mesmo não estando latente na consciência. Por causa deste conhecimento que não gera prática é que Cristo chama aqueles que sabem um ensinamento de hipócrita.

Esta hipocrisia é largamente questionada por Cristo, por causa do resultado que o achar que conhece leva o ser humanizado a viver.

“Amarram fardos pesados e põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam nem ao menos com um dedo a carregar esses fardos”.

Todos aqueles que conhecem os ensinamentos cobram dos outros que o pratiquem. Cobram, mas não ajudam na prática.

“Fazem tudo para serem vistos. Vejam como são grandes os trecho das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços”.

Todos aqueles que conhecem os ensinamentos fazem questão de expô-los aos outros. Fazem questão de mostrar como é grande a sua sabedoria. De que adianta este conhecer se a sabedoria não foi alcançada?

“Preferem os melhores lugares nas festas e os lugares de honra nas casas de oração”.

Todos aqueles que conhecem os ensinamentos exigem destaque para si mesmos por causa de sua cultura. Mas, como ensina Cristo neste mesmo trecho, “entre vocês o mais importante é aquele que serve”. Isso os professores da lei não fazem porque estão preocupados em cobrar o mesmo conhecimento dos outros.

“Fecham a porta do Reino do céu aos outros, mas vocês mesmos não entram nem deixam entrar os que estão querendo”.

Por causa da sua cultura o professor da lei afirma que quem não coloca em prática o que ele sabe não poderá alcançar a elevação espiritual. Mas, ele mesmo também não consegue, pois não pratica o que diz saber...

“... lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheio de coisas que vocês conseguiram pela violência e ganância”.

“... são como túmulos caiados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheio de ossos de mortos e de podridão”.

NOTA: todas estas citações foram retiradas da Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus, Capítulo 23, Versículos 1 a 28.

Todos que conhecem os ensinamentos imaginam que apenas por conhecê-los já conseguiram a elevação espiritual. Mas, não vêem que por dentro continuam iguais a todo ser humano.

São estas algumas das conseqüências de apenas ler os livros do ensinamento e não praticá-los. Por isso a hipocrisia é condenada por Cristo. É também por este motivo que temos insistentemente falado da necessidade de se praticar aquilo que é lido.

Apesar da condenação de Cristo aos hipócritas, eles estão soltos por aí até hoje. Isso porque o moderno espiritismo e espiritualismo viraram uma busca incessante de conhecimentos que não dá tempo para se praticar aquilo que se recebe como ensinamento.

Movidos pelo apelo de conhecer, os seguidores destas doutrinas cada vez mais se dedicam a conhecer. Mas, de que adianta conhecer tanto se não se coloca nada em prática?

Mais cedo perguntei onde vocês tinham nascido e quem eram seus pais e vocês me responderam prontamente. Apesar de já ter lido O Livro dos Espíritos na íntegra mais de uma vez, continuam acreditando que são seres humanos que vivem uma vida humana. Viver desse jeito é hipocrisia.

Para poder ser sábio a partir do que conhece vocês deveriam saber que são espíritos e que estão vivendo uma encarnação. Como eu disse – e daqui a pouco vou provar – isso faz uma diferença grande. Como não vivem desse jeito, lhes chamo de hipócritas.