Imperfeições do ser - Textos

Hábito vs. vício

Mas, então, quando um hábito se torna um vício? Quando existe o eu sei que isso é certo, ou seja, quando você aprende, quando passa a saber.

Todo hábito ou costume é usado pela mente como uma informação. Ela não é certa nem errada: é o habito e costume daquele povo. Você nasce naquele povo porque precisa vivenciar estes hábitos e costumes.

Só que quando recebe da mente o hábito e deixa ele se transformar numa certeza, começa a haver, para aqueles que querem buscar a elevação espiritual, um problema, Por quê? Porque toda informação que é tratada como um saber, como uma verdade, se transforma num patrimônio próprio.

Aquele que sabe o que é limpo, o que é bonito, o que é certo, que conhece, sabe o que é errado. Aquele que tem uma informação e dá a ela o valor de verdade, de certo, é que condiciona a sua felicidade à necessidade de sua opinião prevalecer. Este adquiriu um vicio.

Quem acha certo existir a pena de morte em determinados casos, superou o hábito e chegou a um vício, pois defenderá seu ponto de vista frente a pessoas que tenham hábitos diferentes. Aquele que acha certo só se ter uma companheira, é um viciado, pois criticará o hábito de quem é poligâmico.

Ai está o momento onde você começa a se viciar. Ninguém se vicia arrumando cama todo dia, mas sim quando acha certo arrumar a cama. Ninguém se vicia fazendo a mesma coisa sempre nem vivendo hábitos, mas sim quando cria uma dependência do hábito que possui, quando acha que a sua habitualidade é certa, verdadeira e real.

Por que o hábito que é tratado como certo vira vício? Por causa do egoísmo. Tudo que você passa a saber torna-se um patrimônio seu e o egoísmo vai obrigá-lo a defender esta verdade Neste momento surgiu o vício, a dependência.