Imperfeições do ser - Textos

Hábito, vício e necessidade

Participante: gostaria que você diferenciasse hábito de vício e vício de necessidade. Se pudesse também falar de precisão de algo, de merecimento de algo e vontade.

Vamos por parte.

Hábito e vício. Sobre este assunto falaremos mais tarde quando abordaremos a formação do vício.

Vício e necessidade. Toda necessidade é um vício. Tudo que você necessita é o objeto pelo qual está viciado.

Participante: respirar também?

Sim, também é um vício. Só quem tem o vício de querer estar vivo materialmente é que precisa respirar. Quem não é viciado em estar vivo, respira, sem ter a necessidade de.

Participante: mas, o querer estar vivo não é necessário para que todos os seus carmas sejam vividos?

É o que venho dizendo: a mente sempre inventa desculpas para o vício.

Participante: então, é mentira que termos carmas a serem vividos?

Não, todos têm carmas que precisam ser vividos. Agora, tenha a certeza que esta vivência poderá ser diminuída por conta de uma ação sua depois de encarnado. Na hora que a morte tiver que chegar ela chegará, mas tenha a certeza que isso só ocorrerá quando todos os carmas previstos para esta encarnação forem vividos.

Saiba que o carma previsto para esta encarnação será vivido na integralidade e quando ele não for mais vivido é porque não havia mais carma para ser vivenciado.

Participante: então, eu não tenho o vício de respirar.

Você não respira simplesmente: acha que tem que respirar. Este tem que é que denota a existência de um vício.

Se você simplesmente respirasse, não haveria problema. Mas, porque acha que precisa, que deve, que tem que, o que seria um simples ato se transforma numa ação viciada que pode causar sofrimentos a você.

Como disse, o segredo da vida no sentido da elevação espiritual, da vivência da felicidade que Deus tem prometido, não está no que se faz, mas em como se convive com o que faz. A convivência onde existe uma exigência, seja qual for, é fruta de um vício. Esta forma de viver, como já vimos, lhe leva ao sofrimento e por isso lhe afasta do Pai.

Outra questão que você me perguntou: precisão de algo. É a questão da necessidade novamente. Se você precisa é porque depende daquilo e se existe a dependência, há o vício.

Merecimento de algo. Se você é filho de Deus, recebe do Pai tudo o que merece. O problema é que por conta das suas necessidades, ou seja, do vício do egoísmo, acha que merece outra coisa diferente do que recebe.

Sendo assim, a questão do vício que estamos conversando não tem nada a ver com merecimento. Deus lhe dá sempre tudo o que você merece e não deixará de lhe dar nunca. Agora, quando você diz que merecia alguma coisa específica está simplesmente utilizando-se do seu vício em egoísmo.

Para justificar este merecimento e dar a ele um valor de real, a mente usa de elementos politicamente corretos. ‘eu estudei muito, por isso merecia passar naquela prova’. Isso é um argumento politicamente correto gerado pela mente para que aquele que é viciado em vencer achar que o merecimento é real. Só que Aquele que realmente a tudo conhece achou que não havia merecimento. Você vai discutir com Ele?

Não se deixe levar por estas criações mentais. Vida da seguinte forma: ‘eu estudei muito, vou fazer a prova, mas se passar, passei, se não passar, ou estudo mais ou espero a minha hora de ser aprovado’.

Mesmo que você tenha virado cinqüenta noites estudando, se não for aprovado, não aceite que você merecia ter passado na prova. Viva este momento em paz e tranqüilidade para poder preservar a sua felicidade.