3ª Conversa - Política

Falando de corruptos

Participante: então, se soubermos de alguma coisa à respeito de corrupção devemos ficar quietos?

Eu não falo de atos ...

Acabei de dizer que se quiser, você pode chamar a polícia, pode denunciar o corrupto. Pode fazer qualquer coisa. O que não pode é achar que precisa fazer algo e que pode acabar com a corrupção.

Tendo alguma força política ou policial, a acione e prenda os corruptos. Com isso acabará com aquela corrupção agora. Não tendo, se você é uma das pessoas que é comandada pela força política – e saiba que noventa e nove por cento das pessoas comandadas por esta força, deve dizer a si mesmo: não tenho o que fazer.

Enfim, você pode fazer o que quiser, mas imaginar que qualquer coisa que faça acabará com a corrupção, que, como vimos, é filha do sistema humano de vida, só lhe fará sofrer. Imaginar que pode acabar com os corruptos trocando os políticos é ilusão, pois os que entrarem serão iguais aos outros, já que são humanos também.

Sendo assim, por causa dessa crença, você sempre acabará sofrendo.

Deixe-me completar a resposta dizendo algo que falei rapidamente agora a pouco. Quem pensa que corrupção só que existe no Brasil não conhece nada do mundo inteiro. Corruptos existem em todos os cantos.

Se pegarmos sistemas políticos de povos mais avançados do que o do país de vocês, como o Japão, por exemplo, onde havia o respeito pelos ancestrais e pelos outros – falo que este sistema é mais avançado por causa deste respeito e não pelo avanço tecnológico – mesmo lá já tivemos notícias de políticos corruptos. Se num país onde o respeito era mola mestra da sociedade aconteceu, imagina se é possível acabar com ela no seu país, onde não se respeita nada nem ninguém.

Participante: pode se atuar, atos, causando uma ação corruptora sem envolvimento emocional? Em outras palavras, pode se praticar um ato corrupto sem intencionalidades?

Pode haver ato corrupto, sem pensamento corrupto. Pode haver ato corrupto praticado por seres que estão vivendo este papel neste mundo, sem que querem ou aceitarem esse benefício. Só um detalhe: falo isso internamente. Não estou falando o pensamento ou da ação física.

Só que isso acontece internamente e não pode ser visível externamente. Portanto, vocês nunca vão saber como internamente aquele ser está vivendo aquela ação, esqueça. Simplesmente não julgue ninguém.

Participante: então um político corrupto não pode alcançar a reforma íntima a menos que deixe de ser o que é?

Não, esse seu pensamento não está correto.

Acabei de dizer que o corrupto pode muito bem praticar externamente o ato e por dentro não estar em conluio com este ato. O que conta para a reforma é o mundo interno, não tem nada a ver com a ação.

Ele pode estar roubando, mas interiormente estar tranquilo. Nem tendo o prazer nem a dor.

Participante: os sistemas políticos mudam de acordo com nossa mudança interior? É a espiritualidade que escolhe o governante e não o voto?

Isso todos os mestres disseram. Desde Krisna até o Espírito da Verdade, todos disseram que os governantes são escolhidos por Deus.

Quanto à mudança do sistema político, eu diria que ele não muda de acordo com a sua mudança interior, mas sim de acordo com a necessidade de provação dos espíritos que encarnarão naquele orbe. Ele não é resultado da sua evolução, mas aquilo que precisa, o que tem que passar.

Vocês reclamam da corrupção dos políticos, mas saem correndo para dar dinheiro para o guarda para não serem multados. Reclamam do desvio de dinheiro público, mas sonegam impostos. Reclamam de quem leva vantagem individual com o bem público, mas se puderem ter alguma vantagem dada pelo governo ficam todos felizes.

Veja, você merece o que tem, merece os políticos que governam o seu país, pois também é corrupto. Deixe-me dizer uma coisa: sabe aquele pai que promete uma bala ou um chocolate para o filho se ele se comportar bem ou aquele pai que promete dar o desejo de consumo ao filho se ele passar de ano, ele é um corrupto. Ele está corrompendo aquele filho.

É estas coisas que você não veem. Quando se fala em corrupto, vocês só pensam no político que leva o dinheiro, mas não é só esse que é. Corrupto é aquele que busca vantagens indevidas com o bem de outro. Quando você oferece alguma coisa para que seu filho faça o que quer, está buscando uma vantagem indevida. Corrompe ela com bala, chocolate, a realização do desejo ou até mesmo com a autorização para ficar vendo televisão até mais tarde.

É por causa desses modos dos habitantes do país é que ali existe corrupção. Ela só existe para aqueles que precisam sofrer seus efeitos para ver se abrem mão de serem corruptores.

Por isso, mudar a corrupção dos políticos só não adianta: é preciso que cada um mude a sua. Enquanto a população achar normal corromper os outros para ganhar alguma coisa, enquanto achar normal se deixar corromper pelos outros para obter alguma forma de lucro, vocês serão alvo de outros corruptos que causarão carências a vocês.

Quem numa firma nunca ganhou um presentinho de natal de outra empresa? ‘Ah, isso é normal, ele está apenas me dando um presente’. Acha que ele não está esperando receber nada no ano seguinte?

Por favor, acordem e olhem para os seus próprios umbigos ao invés de ficarem olhando para os outros. Ao invés de assumir publicamente que é contra o político corrupto, olhe as suas próprias corrupções. Não ache certo ou normal levar alguma vantagem indevida, não ache que você pode e os outros não.

Aproveitando a sua pergunta quero falar uma coisa para vocês que são espiritualistas. Diante do que falamos me lembrei de dois ensinamentos de Cristo. Quando você acusa o outro está de olho na trave que está nos olhos dos outros ao invés de ver a que está no seu olho. Neste momento, também, você fere outro ensinamento, pois atira a primeira pedra, mesmo tendo pecado.

Participante: podemos dizer que se o país afundar no caos político por conta da corrupção pode estar do ponto de vista espiritual dando um grande passo no sentido de gerar carmas e ajudar os encarnados a evoluírem?

Pode não, estará. Se o país se afundar por causa de uma crise política gerada pela corrupção ou por qualquer outra causa, isso foi gerado por Deus para que os espíritos encarnados aqui tivessem o carma que precisam para a sua evolução.

Participante: sendo assim, quanto pior, melhor?

Não é bem assim. Você está trabalhando com conceitos humanos ...

Se o país entrar num crise política por qualquer motivo, isso não é melhor nem pior. Isso é o justo, o necessário. A questão de esta ou aquela situação ser a melhor ou a pior é coisa humana e não espiritual.

Deus não dá o melhor ou o pior, mas dá a cada um segundo suas próprias obras. Não obras humanas, atos, mas espirituais. A sua união com o individualismo, com as posses, as paixões e desejos que estão na mente ou não, é a obra do espírito. É essa ação que gera determinados carmas.

Por isso, você pode ter certeza que se esse for o destino do Brasil, ou melhor, o destino dos espíritos que estão vivendo sua encarnação neste país, isso acontecerá. Agora, se esse não for o seu destino, mesmo tendo nascido aqui, não mais irá permanecer. Se já tiver merecimento pode ser trazida de volta para o mundo espiritual, se não tiver, poderá ir viver em outro país.

Agora, se for morar em outro país, pode ter certeza que irá para um onde existirão carmas que você precisa passar.

Participante: como devemos proceder com a corrupção? Assistir a vida?

Como você vai proceder, ou seja, como a sua vida vai viver, eu não me importo. O que me importa é que esteja em paz consigo mesmo. Não deixe a corrupção dos outros entrar em você como uma carga negativa.

Quando se bloqueia esta carga? Quando não se aceita a ideia de erro criada pela mente. Para isso, quando a sua mente disser que determinada pessoa é corrupta, aceite esta ideia. Mas, se a mente for mais longe, ou seja, começar a acusar, a dizer que aquela pessoa não presta, que é um safado, não aceite esta ideia. Se aceitar, perde a sua paz.

Tem mais: toda esta carga negativa não lhe levará a lugar algum. Ela não mudará o corrupto fazendo-o ter uma crise de consciência e deixando de ser. Ela também não levará a trocar aquele político, mas mesmo que levasse, qual a diferença. O novo seria mais um ser humano agindo em benefício próprio sempre.

Deixe eu lhe dizer uma coisa. Se você somar a quantidade de corruptos que foram tirados de cargo, não atingirá nem meio por cento dos corruptos que existem neste e em outros países. Então, não resolve de nada.

Portanto, não é apenas assistir a vida, mas ter a consciência de que não escapatória. Como vocês dizem, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Quando entender isso verá que a única coisa que pode fazer e que lhe trará realmente algum resultado é manter-se em paz com a vida que tem.

Participante: perdi a minha vaga num evento porque esqueci de fazer o pagamento até a data limite. Um parente meu que podia conseguir que eu entrasse mesmo sem haver vaga, não apareceu para fazer isso. Fiquei chateado, mas logo me veio na cabeça sobre isso de corrupção.

Não importa se você não aceitou ou não, não importa se conseguiu ou não. O importante é saber que não pode criticar os outros porque quando apareceu uma chance você aceitou levar uma vantagem indevida.

Participante: se tirarmos da mente a ideia da felicidade neste mundo e do sucesso material, a corrupção perde sentido, pois o que importa se o político roubou e não temos hospital. O que importa se no país há pobres e desiguais sofrendo na pobreza. Essa vida não é nada frente a existência espiritual. Se colocarmos na mente que ela é um nada passageiro, a tendência seria que tudo que a sociedade humana considera criminosa perderia a importância.

Isso. Exatamente. Perfeita colocação.

O problema de você se sentir mal com a corrupção, o assassinato, o estupro e qualquer outra situação que seja chamada de mal pelos humanos é porque quem passa por isso está perdendo. É o seu individualismo eu foi ferido que está criticando o individualismo do outro.

Você já viu um corrupto dizer que não quer ganhar dinheiro? Isso não existe. Você só é contra alguma coisa neste mundo porque aquilo lhe faz perder alguma coisa.

Aí é que vem o grande problema: o que você quer perder? Qual o valor que dá para as coisas. Digo isso porque aquele que não quer perder nesta vida, acaba perdendo na outra. Por isso posso dizer que o ataque ao corrupto acarreta uma perda em outra vida.

Quando se observa aqueles que acham certos julgar os corruptos, constata-se que eles querem a felicidade neste mundo. Estão premiando o bem material ao espiritual. Digo isso porque o julgamento e a crítica, por qualquer motivo, são elementos que segundo Cristo afasta o ser do Pai.

Quem critica não ama e o mestre nazareno ensinou que devemos amar a todos. Não se trata de amar apenas aquele que você considera certo ou aquele que faz alguma coisa em seu benefício. Não foi isso que Cristo ensinou. Ele amou e ajudou os próprios romanos, que por fim o crucificaram, ele abandonou os senhores do Sinédrio e foi jantar com gente de má fama. Ele amou até Judas, que o traiu.

Esse é o problema. Onde está o seu bem é o que você é. Quando seu bem está na Terra, qualquer acontecimento que não lhe leve a ganhar alguma coisa nessa vida, será contra.

Falando disso me lembrei de uma resposta que já dei nesse trabalho a respeito de um árabe que disse que tudo é ilusão. Todo espiritualista, não importa de que religião seja, tem que achar esta vida uma ilusão, pois sabe que era antes de existir e que voltará a ser o que era antes. Por causa desta consciência, o espiritualista não perde tempo defendendo coisas materiais.

Espiritualista é aquele que sabe haver em si algo além da matéria e que vive para esse algo mais. Quem vive para esse algo mais, que vocês chamam de espírito, não se preocupa com dinheiro roubado, não se preocupa se alguém está levando vantagem indevida, se tem uma saúde boa ou má. Ele está voltado para cima, está de olho na sua existência eterna.

Perfeita a sua colocação.

Participante: os políticos corruptos também são filhos de Deus e tudo que façam de bom ou mau é entre eles e Deus?

Sempre. Tudo o que qualquer um fizer no final das contas é entre esse ser e o Pai.

Sobre isso tem uma história da Madre Teresa de Calcutá que fala exatamente assim. Lá ela diz: não importa o que aconteça, no final é tudo entre você e Deus. Portanto esteja em paz com Deus e para isso não se pode ser guiado pela mente, pois como ensina Paulo, a natureza humana é contrária a de Deus.

Ele fala mais: o que a natureza humana quer é contrário ao que a de Deus quer.