Expiação - Texto

Faça o que quiser, só não deixe de ser feliz

Participante: pois é, comecei uma terapia hoje para conseguir levar uma vida que me agrade. Agora estou aqui e o senhor diz tudo isso.

Terapia psicológica?

Participante: sim.

Psicologia e a ciência da exaltação do eu humano; espiritologia é a ciência da destruição do eu. Uma coisa é antagônica a outra. Aquele que ser espírito na carne deve tratar-se pela espiritologia e não pela psicologia.

Por isso digo que você precisa definir o que quer ser. Querendo ser humana, ninguém vai julgá-la, ninguém pode criticá-la ou acusa-la. Só Deus poderia, mas Ele não critica nem julga nenhum ser. Ele simplesmente diz: ‘meu filho, louvado seja você, vou dar mais uma oportunidade de abrir mão do egoísmo’. .

Participante: a psicologia é a exaltação do eu?

Sim, exaltação do eu humano, que é o ego. Digo isso porque essa terapia leva a desejos e paixões por coisas humanas, o que é fruto da personalidade humana.

Participante: se terapia é exaltação do ego e a espiritologia é a destruição, acho que estou no meio. E aí, algum problema?

Livre arbítrio: só você decide o que quer para si.

Isso é livre arbítrio nessa vida: querer buscar a Deus ou não. Essa decisão é com você, ninguém pode toma-la no seu lugar. Por isso também ninguém pode acusa-la por ter tomado essa ou aquela opção. O livre arbítrio é dado por Deus e se Ele lhe deu esse direito, quem seria eu para falar alguma coisa?

Participante: mas, preciso ter um emprego e não consigo.

Porque precisa ter? Acha que será ele que vai lhe sustentar?

Para você que pensa assim respondo como Cristo ensinou: porque se preocupa com o que vai comer? Se o Pai dá comida aos passarinhos porque não vai cuidar de você? Porque se preocupar com o que vai vestir? Veja como são bela as roupas que Deus dá às flores. Veja, nesse ensinamento não está se falando em não comer, mas em se preocupar com isso.

Quem disse que para se sustentar você precisa ter emprego? Melhor: para que quer ganhar dinheiro? Para sair de uma vicissitude, para não passar por alguma necessidade? A vicissitude nunca se encerará na sua vida, pois como vimos ela é a alternância das situações. Por isso, quando o momento que vive hoje mudar para ter emprego, continuará havendo uma vicissitude, ou seja, amanhã de uma ou de outra forma não terá novas carências.

É disso que estamos falando. Procure emprego, se quiser, faça a terapia, se quiser, mas não acredite que qualquer coisa que fizer acabará com os seus problemas. Ele sempre voltará. Por isso, o que pode resolvê-lo é aprender a viver a alternância das situações sem deixar isso alterar a sua paz interior.