Expiação - Texto

Expiação é a mudança das coisas

Então, continuando o texto da pergunta de O Livro dos Espíritos:

Para uns é expiação, para outros missão. Mas, para alcançarem essa perfeição tem sofrer todas as vicissitudes da existência corporal. Nisso é que está a expiação.

Não nos interessa mais o resto da resposta dessa questão, porque estamos falando só de expiação. No trecho que vimos está clara a necessidade da expiação como instrumento de provas: para alcançarem essa perfeição tem sofrer todas as vicissitudes da existência corporal. Nisso é que está a expiação.

Sendo assim, o que é a expiação na sua vida? As vicissitudes da existência corporal. O que é uma vicissitude? Alternância de situações.

A partir disso podemos dizer que a expiação acontece toda vez que uma situação da existência humana se altera. Se hoje você tem dinheiro e amanhã não, houve uma alteração de situação, aconteceu uma expiação. Mas, se hoje não tem e amanhã tem, também ocorreu uma alternância de situação, ou seja, houve uma expiação.

Disso podemos depreender que a expiação não é só o sofrimento, a carência, o negativo, mas sim o fato das situações da existência se alternarem. É isso que explica e ensina o Espírito da Verdade: a expiação não é um castigo, mas uma prova e se caracteriza pela alteração de uma situação da sua existência.

Quando você está fazendo o que gosta e é obrigado a fazer o que não gosta, aconteceu uma expiação; mas quando está fazendo o que não gosta e começa a fazer o que gosta, também algo foi alternado. Aí aconteceu uma vicissitude e com ela uma expiação.

Ai está, na prática, o que é expiação: a alteração de situações que ocorrem na existência. Isso é expiação e vivenciar essas alterações leva a Deus. Por quê? Vamos ver de novo o início da resposta novamente.