Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

Estado de espírito

Primeira coisa a se falar sobre esse tema: não confundam estado de espírito com sentimento. Estado de espírito é uma coisa; sentimento é outra.

O que é estado de espírito? É a forma como se vivencia os sentimentos ou emoções que se tem. Por exemplo: ter raiva é uma coisa; vivenciar a raiva sofrendo é outra; vivenciar a raiva tendo prazer, é outra; vivenciar a raiva com felicidade, é outra coisa.

Portanto, estado de espírito não é sentimento, mas é a forma como o ser humanizado se relaciona com as emoções que tem. Eles são três: prazer, dor e felicidade. Não existe nenhum outro estado de espírito.

Vamos, então, falar dos três.

O que é um estado de espírito de sofrimento ou dor? Ele existe quando o ser humanizado vive uma emoção (sentimento) com pesar, com a depressão do pesar.

O que é o estado de espírito de prazer? É quando o ser humanizado vive a emoção que está tendo com euforia, com êxtase. Este estado é muitas vezes é confundido com alegria.

O que é o estado de espirito de felicidade? Esse é mais difícil de vocês entenderem. Por quê? Porque pouco conhecem a felicidade. Estão acostumados a viverem todos os sentimentos da sua vida entre o pesar e o prazer, entre o sofrimento e a alegria. Por isso, esse é o mais difícil de explicar. Mas, ao mesmo tempo se torna mais fácil.

Torna-se mais fácil porque se só existem três estados de espírito. Se vocês conhecem dois deles, o terceiro não é nem uma coisa nem outra. Ou seja, podem saber que a felicidade não é nem a exaltação nem o pesar.

Isso, vamos dizer assim, é uma consequência lógica. Mesmo que não saibam o que é felicidade, se só existem três estados de espírito, ela é tudo o que os outros dois estados não são.

Participante: É o caminho do meio?

Esqueçam caminho do meio: isso é ensinamento espiritual. Como disse na última conversa, vocês não vão conseguir colocar em prática aqui na Terra os ensinamentos espirituais por puro desconhecimento da Realidade Universal.

Estou falando a seres humanos e de maneira humana. Por isso vou falar de vida humana e não de mundo celestial.

Chegamos, então, à primeira definição sobre felicidade: ela é um estado de espírito onde não há prazer nem dor quando se vivencia as emoções.

Posso, ainda, chamar esse estado de espírito de equanimidade. Posso fazer isso sem misturar o que estamos falando agora com assuntos espirituais. Por quê?

O que é equanimidade? Ter uma única emoção. Equânime é aquele que não varia o seu estado de espírito seja qual for a emoção que vivencie.