Conhece a ti mesmo

Emoções

Mas, dentro do conjunto de crenças do ego não existe só a parte racional, ou seja, a parte das ideias, do conhecimento através de imagens e formas, mas também existem as crenças emocionais. Vamos falar disso.

A personalidade, ou ego, é formada pelas ideias e pelas emoções ou sensações. No ego existe um conjunto de realidades lógicas, racionais, mas também existe um conjunto de emoções ou sensações pré-determinadas pelo espírito. Da mesma forma que a razão, que já falamos, este conjunto de emoções está subordinado à programação do ego e cada uma delas será usada quando determinado comando for ativado.

Vou dar um exemplo. Você vê uma barata e sente medo, nojo ou horror. Mas este nojo, horror e medo não são reais: são reações pré-programadas do ego para lhe criar um estado emocional que você viverá como realidade. Sendo assim, podemos afirmar que o ego lhe cria uma realidade racional, ideia, pensamento, mas também lhe cria realidades emocionais.

Um outro aspecto importante que precisamos compreender é que a realidade emocional que o ego cria está sempre ligada à razão ou a compreensão racional.

No caso da barata, a compreensão racional, ou seja, o pensamento, será de que a barata é suja, nojenta. Ao mesmo tempo em que o ego lhe joga essa racionalidade, ele também lhe dá a sensação do nojo, do medo e do horror.

O ego jamais lhe dará uma razão com emoção diferenciada. Ou seja, ele jamais lhe fará crer racionalmente que a barata é nojenta e lhe dará uma sensação de calma e paz.

E você, espírito, que só vive aquilo que o ego propõe como realidade, acha que acredita e está sentindo o que o ego está propondo, ou seja, se deixar ser comandado pela mente e não consegue sentir-se de forma diferente, mesmo que racionalmente quisesse.

É isso que estamos falando que é se ligar temporariamente a uma personalidade ou conjunto de crenças: vivenciar obrigatoriamente as proposições racionais e emotivas que o ego dá como verdade, realidade, sem condições de fugir delas.

Agora fica muito mais fácil e muito mais claro compreender o que é ego. E, como eu disse no início, de se entender que o ego é você. Isto porque você só conhece, compreende e sente o que o ego quer que você compreenda, entenda e sinta.

Mas, tudo que você conhece compreende e sente não existe: tudo foi gerado a partir de um programa que foi escrito para reagir desta forma, pelo próprio espírito antes da encarnação.