Conversando com um espiritualista - volume III

Duração do tempo

Por favor, me responda: há quanto tempo você está presente nesta casa para me ouvir?

 Participante: aproximadamente quarenta minutos...

Como você chegou a esta conclusão? Que lógica usou para contar os minutos que aqui está? A humana, a falseada, aquela que não espelha a Realidade do Universo...

O que é para você um minuto? É uma fração do tempo que a Terra utiliza para fazer a sua rotação em torno do sol. Mas, como medir um minuto num lugar onde não haja nem a Terra nem o sol, como é o caso do mundo espiritual?

O tempo que você vive é criado por sua razão. É ela que lhe diz quando tempo você está aqui. Mas, esta mesma razão não pode medir o tempo no mundo espiritual, pois lá não existem os elementos que usa para afirmar que se passou um minuto. Por isso, ao criar os minutos de sua existência, ela lhe faz viver um mundo irreal.

No mundo espiritual, um mundo que é amórfico, só existe um tempo: o presente. Nenhum espírito precisa contar o tempo, pois para ele o passado já passou e o futuro ainda não chegou e por isso não existem. Será que você é capaz de viver apenas o presente usando a sua razão? Creio que não, pois ela nem sabe o que é um presente, não consegue ver o presente acontecendo.

Para compreender o que estou dizendo tomemos como exemplo a própria palavra presente. Quando falo a sílaba ‘sen’, a ‘pre’ não existe mais, é passado, e a ‘te’ ainda não chegou, é futuro. Se pegarmos a própria sílaba ‘sen' ainda não teremos o presente, pois o som de cada letra é um tempo.

Veja quanto dura um presente para um espírito: o tempo que se leva para dizer uma só letra. Será que a sua razão tem condições de compreender profundamente o que acontece no tempo que você está falando apenas uma letra? É por isso que o que ela cria lhe afasta do Universo espiritual. Acreditando no tempo que ela cria jamais conseguirá viver apenas o presente e por isso não terá condições de voltar à sua pátria espiritual nem de se aproximar de Deus.

Além do mais, como disse, o Universo espiritual é amórfico. Será que a sua razão consegue imaginar algo que não tenha forma alguma? O mundo dos espíritos também não é formado por espaços, pois para isso teriam que haver formas? Será que você consegue imaginar algo que não ocupe um espaço?

Destas constatações entre os elementos do Universo espiritual e do seu mundo criados pela razão tiramos, então, o primeiro ensinamento para ver qual a razão é falseada e qual não é: as informações sobre o mundo espiritual. Toda razão que contenha informações sobre o Universo espiritual fundamentadas em valores humanos, que afirme a existência lá de elementos iguais aos do mundo humano, são falsas. O Universo espiritual não é igual aos elementos que existem na razão humana. Toda razão que afirme isso é falsa.