Conversando com um espiritualista - volume II

Dualismo

Participante: o dualismo presente nos planetas de provas e expiações como a Terra é uma exclusividade nossa ou também faz parte de outros mundos mais evoluídos? Pergunto isso porque frequentemente leio comunicações de outros orbes (por exemplo, Urano) que não pregam o ensinamento de Deus como Causa Primária e atribuem a raças alienígenas más os problemas do planeta Terra. É possível um mundo evoluir para mundo de regeneração, dentre outros mais evoluídos, e continuar dualista?

O dualismo existe no Universo inteiro. Enquanto o espírito não alcançar a sua evolução plena, que não é se tornar Deus, mas chegar próximo a Ele, o dualismo tem que existir e existe.

Com relação as mensagens de habitantes de Urânio, Plutão, Vênus ou qualquer outro planeta, só tenho uma coisa para lhe dizer: cuidado...

Não estou dizendo que toda mensagem seja falsa. Não é isso que quero dizer. O que quero lhe mostrar é outra coisa...

Você tem os ensinamentos dos mestres. Em O Livro dos Espíritos está escrito que Deus é Causa Primária de todas as coisas e ponto final. Não há informação de que Ele cause isso e não cause aquilo. Não há a informação que Deus seja a Causa Primária de algumas coisas e não seja de outras. Lá se fala de todas as coisas. Portanto, acabou: Ele tem que causar tudo para aquele que acredita em O Livro dos Espíritos...

Este é o problema e, aliás, já lhes alertei diversas vezes sobre ele. Vocês ficam procurando muitas informações achando que vão encontrar verdades, mas no fundo só encontram provas. Todos os ensinamentos disponibilizados neste mundo são provas. Todas as informações espirituais disponíveis neste planeta se constituem em provações para os espíritos aqui encarnados. Quanto mais esnobe a aparentemente profunda é uma informação, mais ela serve como provação.

Como você, então, reconhece o lobo em pele de cordeiro? Pelos ensinamentos dos mestres. Já cansei de aconselhá-los a ler a Bíblia, O Livro dos Espíritos, o Bhagavad Gita, os sutas budistas. Depois de conhecê-los, verifique neles se a informação que estão recebendo está prevista ali. Se não estiver, não aceite... Por mais que a informação venha rotulada enviada por um ser altamente reconhecido pela humanidade, por mais que seja algo extremamente misterioso, não aceite se ela não encontrar respaldo nos ensinamentos dos mestres.

A única coisa que não podemos fazer é julgar ou contrariar os ensinamentos dos mestres. Eles são mestres, não são enviados de Deus. Eles foram enviados por Deus, mas na categoria de mestres, com ascensão moral superior aos outros enviados... Então, use o que eles falaram para analisar as informações que recebem...

Kardec ensinou: passe tudo pelo crivo da sua razão. Eu digo para não passar pelo crivo da razão humana – aliás, o Espírito da Verdade também diz para não fazer isso, pois afirma que a razão é mal educada, egoísta e orgulhosa e por isso não serve como guia infalível – mas, lhe digo que deve passar tudo pelo crivo dos ensinamentos dos mestres. Não pelo que um humano fala, mas por aquilo que você lê e vê nos livros sagrados dos mestres.

Na hora que passar tudo por este crivo, descobrirá uma coisa: tem muito lobo em pele de cordeiro. Aliás, hoje existe muito mais, pois como ensina Cristo, no final dos tempos os falsos profetas aparecerão.

Falso profeta é aquele profetiza fora da lei de Deus, fora dos ensinamentos dos mestres.