A lei e a fé - Carta aos romanos

Deus e o seu povo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

O que eu digo é verdade. Pertenço a Cristo e não minto; pois a minha consciência, que é dirigida pelo Espírito Santo, também me afirma que não estou mentindo. Sinto muita tristeza e uma dor sem fim no coração por causa do meu povo, que é minha própria carne e meu sangue. Para o bem dele eu mesmo poderia desejar estar debaixo da maldição de Deus e separado de Cristo. (Capítulo 09 – versículo 01 a 03)

É a doação: você se oferece como sacrifício no altar a Deus. Mas, lembre-se do final da história de Abraão: Deus não deixa o sacrifício se consumar...

É o povo escolhido por Deus, e Deus fez dele seus filhos e repartiu sua glória com eles. Fez os seus acordos com eles e lhes deu a Lei. Eles têm a adoração verdadeira e receberam as promessas de Deus. São descendentes dos patriarcas; e Cristo, como ser humano, pertence à raça deles. Que Ele, o Deus que governa sobre todos, seja louvado para sempre, amém. Não estou dizendo que a promessa do Deus falhou, pois nem todos os Israelitas fazem parte do povo de Deus. (Capítulo 09 – versículo 04 a 06)

Nem todos que estão nesse planeta fazem parte do povo de Deus. Digo fazer parte conscientemente, vamos deixar bem claro...

Todos fazem parte do povo de Deus, são filhos de Deus, mas muitos não têm a consciência de fazer parte do povo de Deus, de se filho Dele.

Nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus. Porque Deus disse a Abraão: os descendentes de Isaque serão considerados seus descendentes. (Capítulo 09 – versículo 07)

Qual a diferença entre Isaque e Jacó?

Participante: um era filho da mulher e o outro da concubina.

Só por isso Deus deu a descendência à Isaque? Ou será que não foi porque Jacó era ambicioso? Sim, Jacó queria para si e Isaque nunca pediu nada...

Ambição: é sobre este tema que Paulo está falando... Sendo assim, o que ele quis dizer foi: apenas os descendentes de Isaque, ou seja, apenas aqueles que não tiverem ambição, serão conscientemente filhos de Deus...

Os filhos de Jacó não são aqueles que ele teve com mulheres, mas aqueles que herdaram a carga genética sentimental dele: a ambição. Esses não têm a consciência de serem filhos de Deus. Aqueles que herdaram a carga genética sentimental de Jacó, ou seja, os que querem para si, os que lutam para ter o poder, não possuem a consciência de serem filhos de Deus.

Isso quer dizer que são considerados os verdadeiros descendentes de Abraão aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus e não os que nasceram de modo natural. Porque quando fez a promessa, Deus disse a Abraão o seguinte: no tempo certo Eu voltarei e Sara terá um filho. (Capítulo 09 – versículo 08 a 09)

Aqueles que são frutos da fé...

Lembra da história? Ele já eram velhos e não podiam ter filhos. Eles tiveram fé e o filho nasceu.

Ou seja, Paulo está dizendo que todos aqueles que têm a natureza da fé são conscientemente filhos de Deus.

E mais ainda, os dois filhos de Rebeca tinham o mesmo pai, o nosso antepassado Isaque. Mas que a escolha de um deles fosse completamente de acordo com o propósito de Deus, ele mesmo disse à Rebeca: o mais velho será dominado pelo mais moço. (Capítulo 09 – versículo 10 a 12)

Lembram da história? O filho mais velho caiu na bebedeira e o mais moço entrou como se fosse o mais velho. Quando o pai deu a descendência foi para quem não deveria receber.

No primeiro caso citado por Paulo, a descendência foi para o filho certo, mas no outro foi para um que não agiu certo. O que quer dizer o apóstolo com isso?

Que o bem e o mal não têm problema; quando Deus disser que tal coisa deve acontecer, irá... Portanto, os atos não importam, mas sim os que Deus determina é que conscientemente serão filhos de Deus.

Disse isso antes de nascerem e antes de fazerem qualquer coisa, boa ou má. Assim a escolha de Deus foi baseado no seu próprio chamado e não qualquer coisa que eles tivessem feito. (Capítulo 09 – versículo 11 a 12)

O que importa no Universo não é se um age certo e o outro errado, mas sim o que Ele disse. Isso nos remete à Krishna quando ele diz que não importa a ação que se pratique, ela é justa.

Aliás, isso fica bem claro na história: o segundo filho não tinha intenção de ludibriar o pai. Quem teve foi a mãe que gostava mais do filho mais novo.

Como dizem as Escrituras Sagradas: eu amei Jacó mas odiei Esaú.

O que vamos dizer então? Que Deus é injusto? De jeito nenhum! Porque Ele disse a Moisés: terei misericórdia de quem Eu quiser; terei compaixão de quem Eu desejar. (Capítulo 09 – versículo 13 a 15)

É claro que não é simplesmente pelo desejo de Deus. A partir da ação da Inteligência Suprema, do conhecimento perfeito de todos, da intenção de todos é que Ele age.

Portanto, nada disso depende do que as pessoas querem ou fazem. mas somente da misericórdia de Deus. (Capítulo 09 – versículo 16)

Tudo o que você recebe nessa vida não depende do que faz nem do que você quer. Depende da Misericórdia de Deus, ou seja, do amor de Dele. É pelo amor que Deus se guia para lhe dar as coisas da sua vida. Ele jamais busca lhe favorecer, lhe satisfazer, lhe deixar contentinho. Tudo que Ele lhe dá é exatamente o que você precisa para evoluir: essa é a misericórdia de Deus.

Sai um mestre e entra outro e continuamos com o mesmo ensinamento, não? Sabe porque não muda? Porque Deus não muda... O problema é que os seres humanos estão acostumados a ver o Deus que querem ver, a buscá-Lo para que Ele o seu escravo. Essa é a diferença.

Deus é sempre o mesmo, não importa qual mestre você se apegue. A intenção do Universo é sempre uma só: evoluir espiritualmente. Saiba que isso é antônimo de evoluir materialmente. Falo em evoluir materialmente não no sentido de ficar rico, mas no de ter o que quer.

Pronto acabou, podem ir embora e não precisam voltar: vocês já sabem tudo. Basta entenderem isso; basta entenderem que ganhar o que querem é antônimo de evoluir espiritualmente. Vocês não recebem o que querem, mas o que a misericórdia de Deus lhe dá.

Pode jogar no lixo tudo o que falei até hoje. Pode esquecer tudo o que aprenderam com qualquer mestre ou guru; se compreenderem isso terão aprendido tudo.

Quando isso for realidade, vocês tomam um choque e caem na realidade. Só assim começam a mudar, a parar de desejar, a parar de criar obstáculo para a sua felicidade, ou seja, de terem condicionamentos para serem felizes.

Cada vez que vocês disserem que se tivessem qualquer coisas seriam felizes, criaram um obstáculo para as suas felicidades, criaram a necessidade de alguma coisa acontecer para serem felizes.

São vocês que criam os obstáculos e não Deus. Se Ele não lhes deu o que desejavam é porque não precisavam daquilo. Mas, insistem em afirmar que precisam. Essa insistência é uma queda de braço com Deus. Só quem sofre são vocês.

Vocês, por acaso, pensam que vão vencer Deus pelo cansaço? 'Vou pedir e condicionar minha felicidade para ver se um dia Ele me dá'. O que se esquece é o quanto vocês sofrem durante esse tempo em troca de momentos fugazes de prazer.

Porque, como está escrito nas Escrituras Sagradas, Deus disse a Faraó: foi para isso mesmo que eu pus você como Rei: para mostrar o meu poder em fazer que o meu nome seja conhecido no mundo inteiro. (Capítulo 09 – versículo 17)

Olha que Deus mais safado... Ele coloca o Faraó para governar o Egito; depois manda Moisés ir lontra o Faraó que Ele mesmo colocou.

Parece estranho, não? Não... Paulo está dizendo o seguinte: Deus colocou o Faraó porque aquele ser precisava e merecia ter o reinado. Mas, também precisava e merecia interagir com Moisés, sendo derrotado por este. Ou seja, Deus colocou o Faraó exatamente para ser derrotado, pois aquela era a necessidade e merecimento dele.

Agora, se você ser humano, ou ler a história imagina que um, por governar escravizando um povo e que o outro foi um santo por salvar seu povo, isso é problema de vocês. Se os envolvidos também tinham opinião sobre si e sobre o outro, isso também é problema deles...

Participante: a história do Faraó está muito longe e nós andamos questionando sobre Hitler há um tempo. Como Deus podia ter mandado Hitler para matar um monte de gente e fazer aquilo tudo?

Ele mandou Hitler, mas também foi Ele que mandou as pessoas que iam morrer. Mais: Ele mandou as pessoas que iam se salvar...

Ele manda tudo no mundo. Ele leva e trás, mexe daqui para lá... Ele está lá lá em cima fazendo tudo e vocês estão aqui perdendo tempo chorando, dizendo que os que morreram são coitadinhos...

Portanto, Deus tem misericórdia de quem Ele quer e endurece o coração de quem Ele quer. (Capítulo 09 – versículo 18)

Não é querer no sentido de 'eu quero porque quero'. Deus não é o gostosão, o ditador, alguém que segue apenas seus desejos.

Deus é Deus, o Amor Sublime. Por esta forma de amar (sublimação) Ele dá o que acha preciso a quem merece passar por aquilo.

Acha não, sabe, pois Deus não acha nada: Ele sabe. Quem acha somos nós.