As reformas da reforma

Deus e a vida

Participante: acho que a coisa fica pior quando os filhos já são adultos. Se você não tiver este preparo, sofre, pois na maioria das vezes eles não fazem aquilo que você esperava que eles fizessem.

Se você vem fazer provas, os acontecimentos de sua existência já estão prontos antes de nascer. Na verdade, você vai viver uma vida pronta. Esta afirmação encontra muito respaldo quando analisamos a vida a partir do seu prisma espiritual e não pelo material.

O que é uma encarnação? Segundo o Espírito da Verdade é uma questão de justiça...

 “171. Em que se fundamenta o dogma da reencarnação? Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem remissão”. (O Livro dos Espíritos)

“166. Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se? Sofrendo a prova de uma nova existência”.

Ora, se a depuração se faz através da vivência de novas vidas e se este processo é a prova da justiça de Deus, deixar que a vida humana ocorra ao acaso não seria uma injustiça? É a partir desta visão que podemos compreender que há a necessidade de que a vida humana seja completamente dirigida para que ela sirva como instrumento de justiça, como oportunidade de uma depuração para a elevação.

Se não fosse assim, poderíamos afirmar que Deus é leviano. Se Ele mandasse os seus filhos para viverem nesta matéria com acontecimentos ao acaso, onde estaria a justiça divina?

Deus é Pai e por isso Ele sempre busca o melhor para o seu filho. É por isso que toda vida humana é presidida por Ele. Só quando a inteligência Suprema do Universo assume o controle de alguma coisa é que isto pode ser considerado perfeito e justo.

Por conta desta Inteligência, Deus é o Senhor do Universo, aquele que preside todos os acontecimentos que ocorrem. Para realizar isso Ele possui três propriedades que os humanos normalmente esquecem: Onipresente, Onisciente e Onipotente.

Se Deus é Onipresente isso quer dizer que ninguém pode fazer nada escondido, pois Ele está sempre presente em todos os momentos. Se Deus é Onisciente isso quer dizer que ninguém pode fazer nada sem que o Pai desconheça a sua intenção, pois Ele tem ciência de tudo antes que aconteça. Se Deus é Onipotente isso quer dizer que ninguém pode executar nada sem que ele não possa interferir para não deixar que aquilo ocorra da maneira planeja, pois ninguém tem potência maior para agir do que Ele.

Aplicando tudo o que falamos agora ao exemplo que estamos usando (a criação dos filhos) lhe pergunto: será que você pode educar o seu filho do jeito que você quer? Será que haveria justiça numa encarnação se uma mãe ou pai pudesse interferir na criação de um filho e com isso não deixasse aquele filho de Deus ter a sua oportunidade de depuração? Será que um simples ser humano teria potência suficiente para interferir nos planos do Pai para os seus filhos?

Diante de tudo isso, pergunto mais uma vez: quem vai dizer o que você fará com relação à eles? Deus. Ele estará sempre presente e ciente de tudo o que acontece e através da sua potência agindo junto aos seres humanos para que cada ser encarnado tenha a sua oportunidade de trabalho para alcançar a elevação espiritual.

Deixe-me dizer algo que é realidade e com a qual vocês não convivem. Deus não é uma figura mitológica que vive no céu olhando o que os espíritos fazem quando encarnados. Ele é presente, está aqui e agora. Ele é ciente, sabe tudo o que está se passando e é potente, faz as coisas acontecerem.