Expiação - Texto

Destrua tudo que é humano

Participante: a minha dificuldade é vivenciar tudo isso que você ensina. Na prática parece que esquecemos tudo. Como fazer para vivenciar e ficarmos um pouco mais desapegado?

Não é difícil não. É mais fácil do que você imagina.

Lembra que falei da primeira condição para entender o que estamos falando? Não ser um humano e não viver uma vida material. Então, comece destruindo a si mesmo como ser humano. Vamos fazer isso?

Qual o seu nome?

Participante: Maria.

Destrua a Maria.

O que você é: homem ou mulher? Destrua essa concepção.

Quantos anos têm? Destrua essa crença.

Quem são seus pais? Destrua essa filiação.

Quem é seu marido ou seu filho? Destrua esse apego familiar.

Sabe porque você precisa fazer isso? Porque todas essas coisas são humanas e não espiritual.

Onde você mora? Sai de casa para trabalhar? Destrua essas crenças.

Destruí-las não é parar de trabalhar, mas acabar com a obrigação de ir trabalhar, destruir o trabalho como uma realidade, como algo bom. Libertar-se da ideia de que estar empregado é uma forma de ganhar dinheiro, de sustentar.

Esse é o caminho. Você não consegue viver o ensinamento na prática porque ainda é humana e todo aquele que vive como humano não consegue vivenciar a certeza da vicissitude. Ao invés disso, sonha com dias melhores, como uma vida calma, em ter bens e conforto na vida. Crê que poderá viver em paz com a vida o tempo inteiro, que não terá carências.

Se isso é verdade, o que precisa ser feito é deixar de sonhar com essas coisas. Sim, sonhar, porque elas não acontecerão sempre. Você não nasceu para viver em paz, mas sim vivenciar vicissitudes, expiações. Por isso, não pode sempre viver o que satisfaz.

Essa é a prática: destrua quem você é e a vida que tem. Sem fazer isso nem você nem nenhum outro ser humanizado consegue colocar em prática. Por isso levam uma vida com vicissitudes de estado de espírito: passam pelo prazer na hora que a vicissitude é positiva, passam pelo sofrer na hora que é negativa.

Mais uma coisinha interessante. A situação que se altera não é a espiritual, mas a material. Só a situação material é sujeita a expiações, a lei da expiação, não a espiritual. Ou seja, o que muda é a sua vida de ser humano e não a espiritual. Saiba disso e mantenha-se em paz quando a sua vida de humano viver vicissitudes.