Conversando com um espiritualista - volume I

Desentendimento em família

Participante: vamos dizer que um espiritólogo se depare com pessoas pedindo ajuda relatando a seguinte vivência: minha família é muito diferente de mim. Tenho muita dificuldade de relacionamento com todos eles. Eles me importunam e não me deixam em paz. Moramos na mesma casa. Ainda não posso mudar de residência por questões financeiras. Não aguento mais sofrer.

Você me diz que não consegue conviver em paz com sua família, mas não tem condições de sair da casa deles. Esta é a realidade e você não consegue fugir dela. Diz, também que sofre por conta desta situação. Isso pode ser mudado...

Para lhe ajudar a deixar de sofrer, vou usar um ensinamento de Cristo: ‘o dono da fazenda é o dono da fazenda. O filho dele, é só filho dele’. Completo este ensinamento com um ditado popular deste mundo: ‘manda quem pode, obedece quem tem cabeça’.

Deixe-me lhe dizer uma coisa. Você mora na casa dos seus pais, sabia? Se sabia, deveria também saber que a casa é deles. Se a casa é deles, eles tem o direito de organizar a casa como quer. Você é só o filho deles, por isso não pode decidir como será a organização da casa.

Outro detalhe que está esquecendo: você precisa deles porque ainda não tem condições de viver sozinho. Então, aprenda a conviver com eles, com a organização que eles dão à casa, mesmo não gostando do jeito que eles a dirigem. Espere, aguarde. Há outro ditado que diz: ‘não há bem que sempre dure e nem mal que nunca acabe’.

Um dia você vai ter condição de sair da casa deles. Neste dia você terá a sua casa e nela, eu tenho certeza, se tiver mais alguém, você vai querer que se submeta à sua forma de viver. Por isso, respeite agora o direito dos seus familiares querem o que você quer... Esta é a única solução para o seu problema.

Não quero falar uma palavra: resignação. Não estou dizendo para você se resignar, a ter que viver do jeito que eles acreditam que você deve viver, mas para entender que depende deles e que quem depende de algo ou de alguém está submisso àquilo que é dependente. É isso que quis dizer o ensinamento do Cristo.

Portanto, não tem jeito: você precisa se adaptar àquilo que sua família quer, pois você é dependente dela. Para isso, como respondi em uma outra questão que falou a respeito de como acabar com o tédio do estudo, comece a imaginar como vai ser você na sua casa. Viva isso, crie essa ideia, mesmo que ilusória, para que você tenha a motivação para não brigar com seus pais e assim conseguir viver o tempo que for necessário debaixo do teto deles estando, pelo menos, harmonizado com aquilo que não gosta.