Saber e conhecer

Desapego

Sobre essa visão do que é desapegar-se há algo muito importante para falarmos.

Muitos afirmam que o desapego se consiste em não ter as informações, não ter um enredo para vida, mas isso é impossível. Como ensina Krishna, o verdadeiro sábio transita entre as coisas do mundo, ou seja, recebe as informações geradas pelos agregados. Ele não vive no nada, mas convive com a informação da mente que cria a vida.

Aquele que aproveita a encarnação e por isso vivencia a verdadeira felicidade nesse mundo, sempre terá informações geradas pelos cinco agregados. Se não as tivesse não haveria mais vida, ou seja, estará morto. Se a presença dos cinco agregados é que cria a vida, aquele que não é mais alvo da ação deles está morto e por isso não tem mais a encarnação para poder realizar o trabalho da elevação espiritual.

A formação da vida depende da existência do pensamento que é formado a partir da ação dos cinco agregados. Sem o pensamento não há vida.

Na verdade, vocês não estão me ouvindo agora ou lendo essas palavras: estão tendo um pensamento que afirma que isso está acontecendo. Não estão sentados em uma cadeira. Essa consciência só existe por conta da ação dos agregados forma e percepção que estão sendo usados por uma formação mental que cria um cenário onde há a consciência de estarem sentados numa cadeira.

É o pensamento que cria a forma seu corpo, a forma cadeira e a que mostra o contato dos dois elementos. Também é ele que gera uma ideia ‘estar’ sentado. Sim, uma ideia estar sentado, porque não existe sentado ou em pé: a ideia de estar de uma ou de outra forma.