Conversando com um espiritualista - volume III

Depender das coisas materiais

Participante: o senhor fala que não devemos ter coisas materiais, mas tem aí o seu cigarro, a sua vela e se o seu café acabar você pede mais...

Sim, mas porque eu uso estas coisas?

Participante: eu que lhe pergunto. Porque isso, se o senhor está dizendo que não devemos nos preocupar com estas coisas?

Porque eu fumo ou tomo café? Porque tem aqui. Já houve lugares onde fui que não tinha estas coisas e fiz a palestra do mesmo jeito. Não fiquei chorando porque precisava ter e não tinha...

Ter não é problema: o problema é achar que precisa ter. É achar que existe uma roupa certa para vir, uma roupa mais adequada, que precisa haver café e cigarro para fazer uma palestra. O problema não é escolher, mas achar que tem que escolher, precisar escolher. Isso porque neste momento você passa a depender do pão.

Então, veja. Já houve diversas vezes que fizemos trabalhos em casas onde, por causa do vento, a vela não parava acesa. Eu não ligava para este fato e fazia a minha conversa do mesmo jeito que estou fazendo hoje. Em outros lugares o cigarro acabou e assim mesmo continuamos conversando.

Eu não preciso ter, mas se tem, porque não posso usar? Agora, quando não tem eu não fico chorando, não fico reclamando. Eu não exijo o mínimo do mínimo para poder falar.

Neste mesmo lugar que hoje estamos e há mais de quarenta pessoas aqui, já viemos conversar e haviam apenas três pessoas para me ouvir. Pergunte se eu me recusei a falar porque tinha poucas pessoas? Claro que não. Conversei com estas pessoas da mesma forma que estou conversando com vocês hoje, quando tem bem mais.

Portanto, o problema não é ter, mas necessitar ter. Quando isso acontece, o ser depende do mundo humano e por isso está se alimentando de pão.