Conhece a ti mesmo

Definições

Comecemos definindo o ego.

“Ego é uma personalidade transitória à qual o espírito se liga durante um determinado espaço de tempo na sua existência espiritual”.

Esta é uma definição padrão de ego que estamos usando apenas para podermos direcionar nosso trabalho. Muitos elementos da definição podem sugerir a vocês a ilusão de saber o que quer dizer, mas na realidade estamos apenas tentando dar uma ideia do que seja o ego, já que a descrição perfeita deste elemento universal é incompreensível aos seres humanizados por falta de conhecimentos prévios.

Antes de avançarmos no estudo do ego propriamente precisamos, ainda, definir o termo personalidade para não confundi-lo com as demais definições existentes.

“Personalidade é um conjunto de crenças que formam a consciência de um espírito”.

Como consciência, entendemos o conjunto de informações ou memória que o espírito vivencia.

O ego, portanto, como conjunto de personalidades pode ser entendido como um conjunto de crenças à qual o espírito se liga durante determinado ‘espaço de tempo’ de sua existência eterna.

Dizemos que o espírito se liga porque ele possui uma outra personalidade ou conjunto de crenças que chamaremos de personalidade espiritual. Ou seja, o espírito possui um conjunto de crenças próprias, que é próprio seu, que existe no espírito independente da ação do ego.

Este conjunto de crenças ou personalidade espiritual é que determina a Realidade do espírito e não o temporário. Usamos o termo realidade no sentido da elevação espiritual, ou seja, o que determina o que é conhecido como grau de evolução do espírito.

O espírito por si possui as suas crenças e elas não são as mesmas do ego. Quando o espírito está ligado ao ego esta personalidade espiritual é desligada e o espírito vive pelas crenças do ego e não pelas suas próprias.

Podemos então afirmar a partir de tudo isso que o

espírito encarnado é o ser universal que possui crenças espirituais, mas crenças estas que não estão acessíveis por causa da ligação com o ego.

Já aqui desfazemos um mito ou uma compreensão ilusória que a humanidade possui. Espírito encarnado não é aquele que está ligado a uma carne, mas sim aquele que vivencia a realidade ditada pelo ego, personalidade transitória. Espírito encarnado é o ser universal que vive a partir de crenças temporárias ao invés de utilizar as suas próprias e não aquele que está vivo.

Não sei se me fiz compreender. Esta parte é complicada porque é um início e alguns elementos ainda são desconhecidos de vocês, mas é preciso que algumas ideias fiquem claras.

Primeira: assim como o ego é uma personalidade temporária, o espírito possui a sua personalidade fixa ou eterna. Segunda: esta personalidade fixa ou eterna é a mesma coisa de um ego, só que ela é formada por crenças diferenciadas.

Este é o início do estudo ego: saber que ele é um conjunto de crenças, mas que ao mesmo tempo o espírito possui outro conjunto diferente daquele existente no ego.

Participante: eu gostaria de entender melhor estas outras crenças que o espírito possui. Como ele as adquiriu?

Vou lhe explicar, mas antes me deixe alertar algo: a formação das crenças do ego é diferente das do espírito. Depois vamos falar como as crenças do ego passam a existir, mas, por hora, saiba que as da personalidade espiritual são formadas ao longo da existência espiritual.

Participante: de encarnação em encarnação?

Eu não vou falar em encarnação porque vocês ligariam esta informação à carne. Estou falando de aprendizado espiritual.

Como já estudamos, o espírito possui dois campos de evolução: o técnico e o moral. No primeiro estágio ele viverá, por exemplo, ao lado do átomo de uma pedra. Quando estiver fazendo isso aprenderá algo. Este conhecimento adquirido é uma crença que ficará guardada na memória ou na personalidade do espírito.

Quando ele sai do mundo mineral e começa a vivenciar o aquático, adquire novos conhecimentos, formando, assim, novas crenças. Ao longo de todo o período de evolução que chamamos de técnico o espírito irá adquirindo conhecimentos e eles se transformarão em crenças que comporão a personalidade espiritual.

Depois disso ele entra no estágio de evolução moral e novos aprendizados vão surgir e novas crenças serão formadas. Neste estágio, por exemplo vocês que estão saindo do ‘mundo de provas e expiações’ estão adquirindo novas crenças que passarão a compor as suas personalidades espirituais. Quando completarem o próximo ciclo idem.

Assim caminha a formação da consciência espiritual durante toda a eternidade.

Participante: quando o senhor diz crenças, fala em materiais e espirituais ou só uma ou outra?

Só espirituais. Na consciência do espírito não existem crenças materiais, porque, como veremos, a matéria só pertence ao ser humanizado e não pertence ao espírito.

Participante: acima do ego, entre ele e a consciência do espírito, existe outra personalidade?

Não. Para poder lhe responder melhor, vamos adiantar um pouco o assunto, mas depois voltamos.

Você está vivendo um ego humanizado, um ego programado para viver no planeta Terra, no mundo de provas e expiações. No próximo ciclo ou sentido de encarnação você se unirá a outro ego.

Este novo ego será diferente do atual, pois será programado para se viver o mundo de regeneração. Quando isto acontecer o ego atual, de provas e expiações não mais existirá. Ou seja, sempre haverá uma consciência espiritual e um só ego.

Todos os egos são inferiores à personalidade espiritual e ela é a realidade, é aquilo que o espírito é, por isso não há outra acima dele. Poderíamos considerar que houvesse uma personalidade universal que é Deus, entendido como conjunto do todo, formado pelo todo, mas isso é outra história. Além do que, ela não chega a ser propriamente uma personalidade.