Expiação - Texto

Definição de expiação

Hoje vamos começar a falar sobre expiação.

Segundo o entendimento da doutrina Espírita, expiação é liquidar débitos de vidas anteriores ou dessa mesma, mas preferencialmente dessa mesma. Expiar, pagar, passar por penalidades. Essa é a compreensão da doutrina Espírita sobre isso.

Agora, se isso é verdade, ou seja, se a expiação é o resultado justo e merecido de uma ação anterior, poderia dizer que ela é a lei do carma. É o efeito gerado por uma causa.

Então, para definirmos expiação, vamos dizer que ela é o efeito causado por uma determinada postura do espírito em momento anterior, nessa ou em outra vida. Essa é a definição de expiação: o efeito gerado por uma causa.

Mas, só defini-la ainda é algo que fez a expiação ficar longe de nossa realidade, do nosso dia a dia. Precisamos entender o que é a expiação na nossa vida, conhecer o que da nossa existência é a expiação.

Por isso vou falar um pouco do que é a expiação na sua vida. O que na sua existência pode ser considerado como o resultado, o efeito gerado por uma causa que você mesmo contraiu anteriormente.