BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

De quem devemos ter medo?

Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. (Mateus 10, 26 a 27)

Uma vez me disseram assim: Joaquim seria muito mais fácil transmitir o seu ensinamento se não tivesse a informação que Deus é a Causa Primaria de todas as coisas. Seria muito mais fácil se não falássemos que as coisas acontecem porque Deus faz acontecer. Sim, seria, mas se eu fizesse isso estaria demonstrando medo. Medo do quê? Da recepção dos ensinamentos.

Quantas vezes as pessoas disseram que esse ensinamento é o maior entrave para crer no que ensino? Sim, sei que é um entrave, mas não adianta querer agradar quem me ouve afirmando que poderá ter uma vida boa apenas desejando ter. De nada adianta dizer que se pedir com vontade recebe. Se fizesse isso estaria falando mentira, pois todos sabemos que alguns conseguem as coisas por esse caminho, mas outros que percorrem o mesmo não conseguem.

Pio:: estaria falando mentira por medo de vocês. Não medo de ser atacado fisicamente. Aliás, isso é impossível, não é mesmo? Se viessem me atacar eu desincorporaria e quem ia apanhar era o médium. O medo que me refiro é o da receptividade ao que falo.

Não tenho medo da receptividade de vocês, porque não vi aqui para ser adorado, mas para mostrar o caminho para a felicidade. Esse caminho passa pela consciência de que Deus é Causa Primária de todas as coisas. Quantos lutaram contra mim no início sobre esse aspecto e hoje dizem: ‘é mesmo, a coisa acontece no momento que tem que acontecer. De nada adianta nossa intenção de fazer ou ter’.

Essa análise é para dizer o seguinte: não tenham medo de dizer nada; se entreguem completamente àquilo que acreditam. É isso que Cristo está ensinando nesse texto, mas nem precisava, não é mesmo? Se Deus é Causa Primária de todas as coisas, tudo que falar não é seu.

Podemos dizer que Deus é a Causa Primária, mas que cada um tem que fazer a sua parte?

Sim, tem que fazer a sua parte. Qual é? Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Isso vocês precisam fazer sempre.