Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Cristo, o poder e a sabedoria de Deus

Pois a mensagem da morte de Cristo na cruz parece loucura para os que estão se perdendo; (Capítulo 01 – versículo 18)

Qual o poder da mensagem da morte de Cristo na cruz? O que essa mensagem trás para vocês? Tudo o que estudamos até hoje.

Aquele que tinha tudo para ser o rei do mundo aceitou passar por tudo aquilo: aceitou nascer em uma estrebaria, viver de chinelos e andando a pé, etc. É isso que Paulo está nos dizendo; esse é o poder da morte de Cristo na cruz... Mas, você não quer ser crucificado, quer? Você que se diz cristão não prefere sempre estar certo e se unir com os poderosos?

Tem uma passagem na Bíblia onde Cristo diz assim: se alguém lhe convidar para um banquete, sente-se lá no fundo, pois se não lhe chamarem, você está em seu lugar, mas se lhe chamarem para a frente, será uma honra. Agora, continua Cristo, se você se senta na mesa principal poderá ser expulso de lá e isso vai ser pior.

É isso... Esse é o poder da mensagem da morte de Cristo na cruz que Paulo fala: se entregar ao seu calvário, entregar-se à sua vida sem querer mudá-la. Ao invés de lutar contra vida, dizer a cada momento: Pai, Louvado seja o Seu Nome, que seja feita a Vossa Vontade aqui na Terra como no Céu.

Sabe, o rei do mundo se entregou à cruz. E você. O que quer: ir lá e matar o soldado que lhe prenderá à sua cruz?

Tem outra passagem na Bíblia onde Pedro saca a espada e corta a orelha dos soldados que vêm prender Cristo. Este é o símbolo maior do ser humano, aquele que está sempre buscando espadas para ferir aquele que vem para lhe levar para o seu calvário.

É isso que nós precisamos começar a compreender: entregar-se à sua cruz sem resistir é a mensagem de Cristo. Por isso sua existência teve tudo o que teve... Mas, é àquele que não lutou contra o mundo que até hoje os seres humanos chama para defendê-los de seus inimigos. Logo ele que não se defendeu de ninguém.

Então unificar os ensinamentos tem que ser unificar os ensinamentos na base de vocês compreenderem a mensagem de Jesus na cruz e não unificar os ensinamentos na base de vocês quererem fugir das suas cruzes.

Unificar o ensinamento na base do ensinamento de Cristo e não buscar florear o ensinamento para que ele traga uma vida humana mais agradável: este foi o conselho de Paulo aos Coríntios e 'àqueles que em todos os lugares pedem a ajuda do Nosso Senhor Jesus Cristo'..

Mas, Paulo fala algo importante neste trecho. Ele diz: 'a mensagem da morte de Cristo na cruz parece loucura para os que estão se perdendo'. Sim, o que acabamos de dizer parece loucura para aqueles que querem sua satisfação.

Se pensarmos friamente temos que dizer que Cristo era maluco. Ele era o rei do mundo, tinha poder para fazer o que quisesse, mas se entregou àquela meia dúzia de soldadinhos romanos que estavam lá apenas com uma espadinha; Ele, que sabia dominar a natureza, que poderia fazer cair raios , que poderia abrir a terra nos pés daqueles soldados, simplesmente se deixou levar...

Realmente isso é de deixar doido qualquer ser humano que só pensa em proteger-se, não?

Participante: essa mensagem não poderia ter sido falada ao invés de vivenciada pela cruz?

Veja, mesmo com a exemplificação da cruz até hoje vocês não se entregam a ela? Até hoje vocês estão brigando todo dia e todo o momento para não serem crucificados. Imagine se fosse apenas falada...

Agora, o certo é o seguinte: se Jesus Cristo teve que ser crucificado para poder alcançar a ressurreição e ele é o caminho para Deus, porque vocês humanos fogem da sua cruz? É disso que estamos tratando para poder falar da unificação proposta por Paulo.

Querem outro exemplo? Cristo não fala em momento nenhum que ele fez um milagre. Ele diz: a sua fé lhe salvou. Portanto, para podermos unificar os ensinamentos de Jesus Cristo temos que entender que não existem milagreiros. Todo milagre é resultado da fé. A partir desta consciência os seres humanos devem buscar a fé e não médiuns famosos para ser curado.

Se Cristo, diz que não curou ninguém, mas que isso foi obra da fé de cada um, será que um ser humano qualquer pode curar? Não, quem pode lhe curar é a sua fé e para tê-la não é preciso entregar-se nas mãos de nenhum médium. É isso que precisamos mudar nos ensinamentos de Cristo para unificá-los sob uma única égide como Paulo aconselhou.

Essa é a mensagem da crucificação. Como Krishna nos ensinou, o fogo não queima, a faca não corta e a chuva não molha o espírito. Sendo assim, Cristo nunca foi molhado, queimado ou cortado. Tudo o que aconteceu fisicamente na crucificação foi uma encenação, uma peça de teatro para passar aos seres humanizados a mensagem de Cristo. Qual é ela? 'Eu que poderia mudar o mundo num simples passe de mágica mostrei a vocês o caminho de se mudar o mundo: entregando-se a vida que tem com fé em Deus. Só assim se vence o mundo.

É por isso que parece, como Paulo diz ali, que a mensagem da crucificação parece coisa louca para quem está se perdendo. Porque Cristo não reagiu? Porque não lutou contra os guardas? Porque ele nasceu para servir e serviu à comunidade espiritual se entregando a cruz.

Ele se entregou mansamente. Quando Pedro foi lutar para salvar Cristo na hora em que ia ser preso, puxou da espada para defendê-lo Cristo diz: você acha que eu não vou beber até o ultimo gole do meu cálice?

Aliás, Cristo já tinha chamado Pedro anteriormente de satanás. Quando na primeira reunião com seus apóstolos o mestre avisa que ao final irão a Jerusalém para que ele seja crucificado, Pedro diz: rezemos a Deus para que isso não aconteça. O mestre então responde: 'cala a boca, satanás. Você está falando como um ser humano'...

Sendo assim, aqueles que prometem salvar vocês da sua cruz estão falando contra a mensagem de Jesus Cristo. É esta consciência que os que se dizem arautos dos ensinamentos de Cristo precisam alcançar na hora de transmitir os ensinamentos do mestre. Se a mensagem de Jesus Cristo foi trazida pela cruz , pela crucificação, como pode alguém prometer para você que vai lhe salvar da sua crucificação? Que poder tem ele para isso?

Se um ser humanizado diz que segue Jesus Cristo, ele tem que ser o primeiro a se entregar a cruz e não querer fugir dela. É isso que Paulo está nos dizendo e esta mensagem é mais importante para os dias de hoje do que foi à época de Paulo, pois naquele tempo ela estava muito viva na memória.

Hoje, vocês vão ver a encenação da paixão de Cristo como um show. A mensagem de Cristo na cruz some no meio daquele aparato todo. Quem organiza estes eventos vende esperança humana para vocês: 'venha para a minha religião que eu vou tirar você da cruz'.

Participante: o senhor está nos deixando doidos...

Não, agora que estou deixando vocês sãos, pois o que estou dizendo parece loucura apenas para aqueles que estão se perdendo. Mas para aqueles que se acham, não parece loucura.

mas para nós que estamos sendo salvos é o Poder de Deus pois as escrituras Sagradas dizem : destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com a sabedoria dos instruídos.(Capítulo 01 – versículos 18 e 19)

Isso: a crucificação de Jesus Cristo acabou com toda lógica do sábio, pois a sabedoria humana é sempre voltada ao prazer. A lógica humana diz que vocês têm que ter prazer e que você devem usar a sua sabedoria como arma para se impor aos outros alcançando assim o prazer.

Assim sendo, o que dirá o Sábio? Que dirá o instruído? Que dirão os grandes oradores desse mundo? O que Deus tem mostrado é que a sabedoria desse mundo é loucura!

Porque Deus na sua sabedoria não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. (Capítulo 01 – versículos 20 e 21)

O ser humano jamais vai conhecer Deus através da lógica humana porque a lógica humana, pois ela é falseada pelo individualismo. É falseada na justiça que pende para o seu lado e no auto amor, enquanto que a divina é baseada na Justiça Perfeita e no Amor Sublime...

A Deus, a lógica de Deus não se prende na justiça individual mas na Justiça Suprema, Perfeita, Justa. A lógica de Deus não se prende no amor a si mesmo, mas no amor Universal, no amor Sublime. Nós, enquanto espíritos em evolução, não temos capacidade de entender a Justiça Perfeita e o amor Sublime. Por isso não podemos nos entregar a Deus por lógica, mas é preciso entregar-se a Ele pela fé pura, cristalina: entrega com confiança absoluta.

Participante: Para mim a fé nasce sozinha, não se cria...

Sim, a fé não se cria, mas ela só começará a brotar no momento em que você entender que a sua lógica não é a lógica de Deus.

Participante: mas, todos nós precisamos usar a lógica humana para entender que nós precisamos perder essa mesma lógica. Então tem que ter lógica.

Perfeito... Usou a lógica para entender que não tem que ter lógica? Agora perde ela...

Você só chegará a Deus na hora que perder toda lógica humana, mas para isso tem que ter uma lógica humana que lhe diga que deve perder todas elas. Isso é um caminho, uma caminhada. Agora estamos falando de realização: na hora que consegue a fé é sinal que perdeu toda a lógica humana.

A fé só começa a aflorar, a surgir, quando você começar a quebrar a sua lógica. Então, a caminhada é um processo de ter uma lógica para quebrar outra, para no meio desta ação surgir a fé...

Ao contrário, resolveu salvar aqueles que crêem nele e fez isso através da mensagem louca que anunciamos. (Capítulo 01 – versículo 21)

Qual é a mensagem louca que anunciamos? A sua crucificação. Essa é a mensagem louca que estamos anunciando desde o inicio deste trabalho. Passe pelos seus momentos de sofrimento, não queira fugir dos seus momentos de sofrimento: essa é a mensagem louca que anunciamos....

Você nasceu para ser crucificado: é isso que as religiões cristãs não tem coragem de dizer. Eu não posso me preocupar em agradar você humanamente: tenho que lhe dizer que se está sendo crucificado neste momento, Louve a Deus. Se eu disser que você deve vir para mim porque vou mudar tudo que está acontecendo no seu mundo, estarei indo contra Cristo, pois Cristo veio e se entregou a cruz.

Essa é a mensagem louca que Paulo está se referindo. Ela pode afastar as pessoas de uma determinada corrente espiritual, mas só vai afastar aqueles que não querem a elevação espiritual, mas sim o prazer material. Todos que realmente se importam com o seu futuro espiritual, ou seja, aqueles que compreendem que a única coisa que pode lhes salvar é a crucificação, estes ficarão.

Os judeus pedem milagres como prova e os gregos procuram a sabedoria porém nos anunciamos o Cristo crucificado, a mensagem que é ofensa para os judeus e loucura para os não judeus. (Capítulo 01 – versículos 22 e 23)

Vocês pedem milagres em suas vidas para poderem se entregar a Deus: 'Deus, se você me der o que eu quero eu melhoro. Deus, faz isso acontecer que eu pago a você não sei quantas aves Maria, não sei quantos Pai Nossos'... Mas, existem as religiões que falam em sabedoria. Lá se aprende sobre ectoplasma, atributos do espírito, etc.

Nós não usamos nem uma coisa nem outra. Nós falamos da sua vida crucificada e dizemos: passe pela sua crucificação louvando a Deus. Aceite a sua vida do jeito que ela é. Não vá comer com os poderosos: vá comer com os cobradores de impostos e gente de má fama. Parece loucura e contrário a tudo o que a humanidade fala, não?

Mas, pense... Esta sabedoria é contrária a do planeta, mas é baseada na Bíblia, nos ensinamentos de Jesus Cristo. Todos que se dizem mensageiros de Cristo tem que ser apóstolo de Jesus Cristo e não dos homens... Se eu prometo outra coisa que Cristo, Krishna ou Buda não prometeram, estarei sendo apostolo dos seres humanizados e não dos mestres...

Não sei se quem está aqui este presente no nosso primeiro dia de trabalho, mas naquele dia ouve uma psicografia trazida em nome de Paulo, o apóstolo.

Nota: O amigo espiritual refere-se a uma psicografia recebida na cerimônia de abertura do primeiro trabalho espiritual do Espiritualismo Ecumênico Universal, que ocorreu no dia cinco de agosto de mil novecentos e noventa e nove na cidade de São Paulo.

Nela, ele disse assim: agora o meu trabalho vai continuar... Só hoje, depois de cinco anos, estamos mostrando o trabalho do apostolo Paulo, que ia lá no templo do novo cristianismo brigar contra os ensinamentos que Pedro passava e que não tinha nada a ver com Cristo.

Depois que Cristo saiu da carne os apóstolos fugiram. Quando se reuniram depois foram fazer hospitais para tratar de crianças e velhos. A mensagem de Cristo ficou morta. Foi Paulo que pegou a bandeira do ensinamento de Cristo, a mensagem louca da crucificação e a carregou em frente.

É por isso que naquele dia ele nos mandou a mensagem que falei. É por isso que seguimos a Bíblia de Paulo. Paulo está aqui para ensinar quem quer ouvir. Nós estamos aqui para trazer a mensagem louca de Jesus Cristo na cruz. Nós estamos aqui para dizer que Deus aceita você, você ou seja, que você alcançará a consciência espiritual a partir da sua Elevação Espiritual conseguida através da vida vivida vivenciada com momentos de sofrimento, mas sem sofrer.

Mas para aqueles que Deus tem chamado, tanto os judeus quanto os não judeus, Cristo é o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus. Pois aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana e aquilo que parece ser fraqueza de Deus é mais forte que a força humana. (Capítulo 01 – versículos 24 e 25)

Que texto, hem? 'Aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana'. Realmente, pela lógica humana é loucura de Deus criar todas essas coisas que existem. É loucura de Deus criar esse mundo e toda a parafernália humana para o espírito vivenciá-la pouco tempo, não é mesmo?

Mas, Paulo fala mais ainda: 'aquilo que parece ser fraqueza de Deus é mais forte que a força humana'. Sim, coitadinha da criança que foi violentada, atacada... Onde estava Deus que não viu a criança ser morta? Que Deus fraquinho, não? Não, isso não é fraqueza de Deus: é força... Deus não é fraco; Ele não se submete a nenhum ser humano...

Você pode não entender esta a lógica Dele, mas dizer que um ser humano pode fazer mal a um filho de Deus sem que Ele possa impedir, é dizer que o Senhor do Universo não é Potente...

Agora meus irmão, lembrem-se de quem vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano pouco de vocês eram sábios ou poderosos ou da alta sociedade. (Capítulo 01 – versículo 26)

É como Jesus Cristo falou: é mais fácil o camelo passar no buraco da agulha do que o rico entrar no reino do céu. Deus chama aquele que está apegado aos prazeres humanos. Só busca aqueles que não têm desejos, não tem poder e que o individualismo está em baixa.

Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura e para envergonhar os poderosos Ele escolheu o que o mundo acha fraco. (Capítulo 01 – versículo 27)

Vamos dar um exemplo de alguma coisa que Deus escolheu que pareça fraco para envergonhar o governante? Mahatma Gandhi... Fraquinho, aquela coisa miudinha e um só homem derrotou o império britânico sem levantar a mão...

É isso que precisamos compreender: Deus se utiliza dos fracos e os faz vencer os poderosos sempre.

Quanto maior é o poder que alguém imagina ter, mais afastado está de Deus. Isso porque a mensagem de Deus é louca: mostra aos simples o que esconde dos sábios, como ensinou Cristo.

Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem importância, para destruir o que o mundo pensa que é importante. (Capítulo 01 – versículo 28)

Que coisa louca hem? Deus escolhe aquilo que o mundo despreza. Portanto, se você está pensando que vai entrar numa guerra (discutir com os outros) e vai vencê-los (impor sua verdade) e com isso terá o poder espiritual na Terra, está muito enganado: serão os humildes que herdarão o reino do céu são os simples que herdarão o reino de Deus.

Todos os poderosos – e quando falamos em poderoso não estamos falando só em presidentes e generais, mas sim aqueles que acham que tem qualquer poder poder – não chegarão ao reino do céu. Aliás, como ensinou Cristo, os primeiros no reino da Terra serão os últimos no reino do céu.

Que coisa louca, não? Deus escolhe os fraquinhos e raquíticos, aqueles que não sabem nem falar direito e não possuem poder algum e esses mudarão o mundo.

Isso quer dizer que ninguém pode se orgulhar na presença de Deus. Porém Deus mesmo uniu vocês com Cristo Jesus e fez de Cristo a nossa sabedoria . E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos povo de Deus e somos salvos. (Capítulo 01 – versículos 29 e 30)

Por meio do amor que ele ensinou e por meio da sua crucificação.

Portanto como as Escrituras Sagradas dizem: quem quiser se orgulhar, se orgulhe daquilo que o Senhor faz. (Capítulo 01 – versículo 31)

E não do que você faz.