Conversando com um espiritualista - volume I

Criação dos espíritos

Participante: porque foi criado o espírito? Qual seria o objetivo de sua criação?

Esse é o tipo de pergunta que a mente humana faz sempre. Por que, pra que, como, quando, onde, são coisas que a mente humana sempre evoca.

A mente humana quer investigar as coisas para ter o saber, para adquirir uma verdade que tratará como absoluta. Acontece que quando se fala de saber coisas sobre Deus, sobre as coisas universais, isso é impossível. Como está na pergunta 14 de O Livro dos Espíritos, ainda falta aos seres humanos um sentido para que eles possam compreender o que é o espírito, o que é Deus, o que é o Universo. Que dirá para descobrir a origem dessas coisas.

No Evangelho de Tomé os apóstolos perguntam para Cristo: ‘qual é a nossa origem’? Ele responde: ‘se vocês ainda não sabem nem para onde vão, como é que querem saber de onde vieram’?

Por estes motivos, lhe respondo: não se deixe levar por esta questão. Aliás, como é dito na mesma pergunta de O Livro dos Espíritos, mesma que você consiga uma resposta para esta questão, vai achar que conseguiu saber alguma coisa, sendo que a informação que conseguiu não é verdadeira. Este saber não lhe trará nenhuma verdade absoluta, nenhuma verdade verdadeira. O que ele lhe trará, como está na mesma questão daquele livro, é a soberba de achar que sabe. Achar que teve alguma resposta a esta questão só lhe tornaria mais vaidoso, mais egoísta.

Portanto, não se questione sobre estas coisas. Viva o presente, viva o agora: você é um espírito, que não sabe o que é, e está no mundo de prova e expiação encarnado fazendo suas provas, o que você também não sabe perfeitamente do que se trata.

Viva estas coisas e deixe o resto de lado. Deixe o tempo, ou seja, a sua própria vivencia durante encarnações acabar lhe mostrando a verdade sobre estas coisas. Agora ainda não é o momento para se perturbar com essas buscas.